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POLÍTICA MT Quarta-feira, 26 de Março de 2025, 14:04 - A | A

Quarta-feira, 26 de Março de 2025, 14h:04 - A | A

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“Fomos capturados por narrativas que depõem contra o interesse de todos nós”, dispara Mauro Mendes sobre a Ferrogrão

Em uma publicação no Instagram nesta terça-feira (26), Mendes afirmou que o Brasil foi “capturado por narrativas que atendem a interesses estrangeiros” e não ao interesse da população brasileira

 

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), usou as redes sociais para criticar duramente os entraves enfrentados pelo projeto da Ferrogrão  ferrovia que ligaria o norte de Mato Grosso ao Pará, escoando a produção agrícola até os portos.

 

Em uma publicação no Instagram nesta terça-feira (26), Mendes afirmou que o Brasil foi “capturado por narrativas que atendem a interesses estrangeiros” e não ao interesse da população brasileira.

 

“O Brasil foi capturado… Capturado por narrativas que atendem a interesses estrangeiros de países concorrentes na produção de alimentos, e não ao interesse dos brasileiros. E a Ferrogrão é um grande exemplo disso”, escreveu o governador, em uma legenda que acompanha vídeo no qual reforça o discurso.

 

Segundo Mendes, o projeto da Ferrogrão se arrasta há décadas, travado por “burocracia e um suposto ambientalismo”. Ele questiona a real motivação de setores que se opõem à construção da ferrovia e coloca em xeque se há, de fato, preocupação genuína com o meio ambiente.

 

“O que é mais sustentável: uma ferrovia com mínimo impacto ambiental ou continuar queimando óleo diesel nas rodovias?”, provocou. “Será que os contrários à Ferrogrão estão realmente preocupados com a natureza? A quem interessa barrar a competitividade do Brasil?”, completou o governador.

 

A Ferrogrão é um projeto de 933 quilômetros de extensão, previsto para ligar a cidade de Sinop (MT) ao porto de Miritituba (PA).

 

Considerada estratégica para o agronegócio, a obra enfrenta questionamentos judiciais e ambientais, especialmente em razão de seu traçado cortar áreas de preservação e terras indígenas.

 

Mendes é um dos principais defensores da ferrovia e já afirmou em diversas ocasiões que a obra é essencial para reduzir o custo do frete, ampliar a competitividade brasileira no mercado internacional e diminuir o impacto ambiental do transporte rodoviário.

 
 
 
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