O governador Mauro Mendes sancionou, nesta quinta-feira (5), a criação da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), que começará a operar em 1º de janeiro de 2025.
A medida faz parte do programa “Tolerância Zero ao Crime Organizado”, lançado recentemente, e tem como objetivo intensificar o combate ao crime dentro e fora do sistema penitenciário.
A nova pasta, que será desmembrada da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), será responsável pela administração dos sistemas penitenciário e socioeducativo, além da política estadual sobre drogas.
Mendes destacou a importância da Sejus no combate ao crime organizado, afirmando que o sistema penitenciário precisa deixar de ser um “home office do crime”.
O delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira comandará a nova secretaria, com o policial penal federal André Fernandes Ferreira como seu adjunto.
Embora a Sejus só comece oficialmente em 2025, as ações de combate às facções criminosas já estão em andamento, com revistas regulares nas unidades prisionais.
O programa Tolerância Zero inclui a nomeação de mais de 300 policiais para reforçar as forças de segurança do estado e a criação de novas delegacias especializadas em combate ao crime organizado, como as de Cuiabá, Cáceres, Sinop e Lucas do Rio Verde