menu
04 de Janeiro de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
04 de Janeiro de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA MT Quarta-feira, 01 de Janeiro de 2025, 13:31 - A | A

Quarta-feira, 01 de Janeiro de 2025, 13h:31 - A | A

NOVA LEGISLATURA

Paula Calil é eleita presidente da Câmara de Cuiabá

Pela primeira vez, a Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá é formada exclusivamente por mulheres. Paula Calil foi eleita presidente com 19 votos.

 

Nesta quarta-feira (1º), a Câmara Municipal de Cuiabá registrou um marco histórico ao eleger a primeira Mesa Diretora composta exclusivamente por mulheres. Com 19 votos favoráveis, seis abstenções e duas ausências, a chapa liderada pela vereadora Paula Calil (PL) assumirá a gestão da Casa para o próximo período legislativo.

 

Paula Calil foi escolhida como presidente, tendo ao seu lado a vice-presidente Maysa Leão (Republicanos) e as secretárias Michelly Alencar (União), Katiuscia Manteli (PSDB) e Dra. Mara (Podemos). Essa formação inédita reflete um avanço significativo na representatividade feminina na política local.

 

Durante a cerimônia de posse, Paula destacou a importância da conquista: “Estamos escrevendo uma nova página na história da Câmara de Cuiabá. Essa vitória não é apenas das mulheres aqui presentes, mas de toda a sociedade cuiabana, que clama por renovação e diversidade nos espaços de poder.”

 

Desistência de Chico 2000

 

A formação da Mesa Diretora só foi possível após a retirada da candidatura do então presidente da Câmara, vereador Chico 2000 (PL). Em entrevista à TV Centro América, ele justificou sua decisão: “A vontade da maioria deve prevalecer e, em razão disso, retirei a candidatura porque não tínhamos os 14 votos mínimos necessários para ser reeleito. Hoje é um dia de festa, e eu não seria deselegante ao colocar uma chapa para marcar posição e provocar um embate neste momento.”

 

A desistência de Chico 2000 abriu caminho para a articulação política que consolidou a eleição da chapa feminina.

 

Representatividade e Renovação

 

O resultado da votação foi comemorado por diversas lideranças políticas e entidades que defendem maior participação das mulheres na política. “A Câmara de Cuiabá dá um passo importante para ampliar a pluralidade nos espaços de poder. Essa Mesa Diretora simboliza mais do que uma mudança de gestão; representa uma transformação cultural”, afirmou uma das vereadoras eleitas.

 

Com a nova composição, as parlamentares assumem o compromisso de trabalhar em prol de uma gestão mais inclusiva e eficiente, buscando aproximar ainda mais o Legislativo da população cuiabana.

 
 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia