O governador em exercício de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), considerou como uma “boa notícia” a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.
Trump foi declarado vencedor na quarta-feira,06, após alcançar 276 votos no Colégio Eleitoral, superando sua adversária, a atual vice-presidente Kamala Harris.
Em declaração à imprensa, Pivetta defendeu que o perfil de Trump pode beneficiar o cenário global.
“Acho que para o mundo, neste momento, é uma boa notícia o retorno do Trump, pelo seu perfil e comportamento.
Ele aparenta ter mais coragem para posicionar os Estados Unidos como uma potência pacificadora, ao invés de financiadora de conflitos”, afirmou o governador interino.
Apesar do possível impacto da eleição no câmbio e na valorização do dólar, Pivetta minimizou as preocupações sobre o efeito no setor agropecuário local.
Segundo ele, Mato Grosso se mantém competitivo, mesmo com as políticas de Trump que podem beneficiar o produtor norte-americano por meio de subsídios.
“O dólar pode sofrer alterações, mas isso já aconteceu antes e nosso setor produtivo se adapta. Somos competitivos porque o agro mato-grossense se sustenta na eficiência, enquanto nos EUA depende de subsídios”, declarou Pivetta.
Ele ainda ressaltou que Mato Grosso é o “número um no mundo em eficiência produtiva”, destacando a autossuficiência do estado em relação às condições do mercado internacional.
Mercado reage ao novo cenário político:
A vitória de Trump já gerou reflexos no mercado global, com o dólar apresentando uma alta de 1,64% pela manhã no Brasil, alcançando R$ 5,84.
A previsão de políticas econômicas nacionalistas pelo republicano pode impactar ainda mais o câmbio, mas Pivetta acredita que o setor agro brasileiro possui robustez para enfrentar essas oscilações.