Os vereadores por Várzea Grande aprovaram o projeto de lei 105/2024 que dispõe sobre a criação do programa educacional Trânsito nas Escolas. A proposta é de autoria do vereador Alessandro Moreira (MDB).
Conforme o parlamentar, parte dos brasileiros tem dificuldades em respeitar regras, e neste caso específico, em respeitar as leis de trânsito, os sinais, os limites de velocidade, os locais de ultrapassagem, ou seja, demonstrando total falta de zelo em obedecer aos preceitos previstos.
Na proposta, consta que as escolas da rede pública municipal deverão realizar seminários, palestras, dinâmicas de grupos, simpósios ou qualquer outra forma de explanação, abordando assuntos relacionados à educação, à prevenção e à segurança no trânsito.
“É notório que a forma de se educar as crianças e adolescentes nas escolas para que haja um ganho real no comportamento daqueles que hoje são pedestres e ciclistas, e que amanhã estarão conduzindo veículos automotores é uma forma de conscientizar e transformar esses alunos para que se torne um agente ativo no processo ensino/aprendizagem e que contribua para a adoção de comportamento respeitoso e consciente no trânsito futuramente”, relata o vereador.
A proposta segue para sanção do prefeito municipal.