Os vereadores por Várzea Grande aprovaram o projeto de lei n° 143/2024 que dispõe sobre a instituição do programa Banco Vermelho que consiste em ações de conscientização em lugares públicos de grande circulação de pessoas em favor do combate à violência doméstica. A proposta é de autoria da vereadora Gisele Aparecida de Barros – Gisa Barros (PSB).
Consta do projeto que o programa consiste na instalação de um banco na cor vermelha em espaços públicos de grande circulação de pessoas, do qual constarão frases que estimulem a reflexão sobre o tema e contatos de emergência, como o número telefônico da Central de Atendimento à Mulher (180), para eventual denúncia e suporte à vítimas; realização de campanhas de conscientização nas escolas; premiação aos melhores projetos relacionados à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher e à reintegração da vítima; entre outros.
“Precisamos discutir soluções para a extinção da violência doméstica, assim como ampliar a informação e ponto de apoio às mulheres. É necessário cada vez mais criar políticas públicas efetivas contra esses crimes horríveis. Agradeço aos colegas vereadores pela aprovação”, relata a vereadora Gisa Barros.