menu
29 de Dezembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
29 de Dezembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA MT Sábado, 28 de Dezembro de 2024, 13:00 - A | A

Sábado, 28 de Dezembro de 2024, 13h:00 - A | A

PROPOSTA DE PINHEIRO

Vereadores de Cuiabá rejeitam proposta de concessão do Aquário Municipal à iniciativa privada

 

Em uma sessão extraordinária realizada nesta sexta-feira (27), a Câmara Municipal de Cuiabá decidiu rejeitar o projeto de lei encaminhado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) para conceder o Aquário Municipal "Justino Malheiros" à iniciativa privada.

 

Por ampla maioria, com 16 votos contrários e apenas um favorável, os vereadores encerraram as discussões sobre o tema, que só poderá ser retomado na gestão do prefeito eleito Abilio Brunini (PL), a partir de 2025.

 

O projeto, proposto em regime de urgência, buscava conceder a administração do aquário por 20 anos a uma empresa privada. A justificativa apresentada por Emanuel era a falta de recursos da Secretaria Municipal de Turismo para a manutenção do espaço.

 

Segundo o prefeito, a terceirização seria uma solução mais viável economicamente, permitindo que a empresa contratada arcasse com os custos de manutenção e desenvolvimento das atividades no local.

 

Na defesa do projeto, Emanuel destacou que as obras do aquário estavam praticamente finalizadas, faltando apenas ajustes na estrutura, nos sistemas hidráulicos e sanitários.

 

Além disso, biólogos ainda fariam estudos para determinar quais espécies seriam introduzidas no ambiente.

 

O prefeito também mencionou que a inauguração estava inicialmente prevista para o dia 21 de dezembro, mas enfrentou novos atrasos.

 

A votação contrária representa mais uma derrota política para o atual prefeito nos últimos dias de sua gestão, que se encerra no próximo dia 31.

 

A decisão reforça a polarização entre a administração de Emanuel e os vereadores, que alegaram que a medida não era prioritária e poderia ser mais amplamente debatida no futuro.

 

Agora, cabe ao próximo prefeito, Abilio Brunini, decidir se retomará ou não a discussão sobre a concessão do aquário, que foi projetado como uma das principais atrações turísticas da capital mato-grossense.

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia