O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira (24) que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) prejudicou sua chapa nas eleições de 2022. Segundo ele, o episódio em que a parlamentar foi flagrada perseguindo um homem armada, às vésperas do segundo turno, afastou eleitores indecisos e contribuiu para sua derrota.
“Aquela imagem da Carla Zambelli, da forma que foi usada, perseguindo o cara lá… Teve gente que pensou: ‘Olha, o Bolsonaro defende o armamento’. Mesmo quem não votou no Lula, anulou o voto. Ela tirou o mandato da gente”, disse Bolsonaro em entrevista ao podcast Inteligência Ltda.
A declaração do ex-presidente ocorre enquanto Zambelli é julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com uso de arma. O caso aconteceu em outubro de 2022, quando a deputada foi filmada correndo com uma pistola em um bairro nobre de São Paulo.
Embora Bolsonaro tenha defendido a flexibilização do porte e posse de armas ao longo de seu governo, ele argumentou que o episódio fortaleceu uma narrativa negativa contra sua campanha, afastando parte do eleitorado.
Assista
> Click aqui e receba notícias em primeira mão.