O deputado federal Mário Heringer (PDT-MG) apresentou, nesta terça-feira (4), um projeto de lei que busca impedir a inclusão de pessoas inelegíveis em pesquisas eleitorais. A proposta tem como principal impacto a exclusão do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está impedido de concorrer a cargos públicos até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Caso aprovado, o projeto proibirá a menção de Bolsonaro em levantamentos sobre a eleição de 2026, mesmo que em cenários hipotéticos. Na justificativa, Heringer argumenta que incluir candidatos inelegíveis em pesquisas cria expectativas eleitorais irreais e pode confundir o eleitorado.
“Não há justificativa para utilizar pesquisas com nomes de pessoas legalmente impedidas de disputar eleições. Isso apenas desinforma e gera especulações sem fundamento na realidade”, afirmou o deputado, reforçando que a legislação eleitoral deve se adequar às novas dinâmicas da democracia brasileira.
A iniciativa surge após a divulgação de uma pesquisa Quaest na segunda-feira (3). O levantamento não incluiu Bolsonaro no cenário estimulado, mas, na resposta espontânea, o ex-presidente apareceu empatado com Luiz Inácio Lula da Silva, ambos com 9% das intenções de voto.
> Click aqui e receba notícias em primeira mão.
Wilson Monteiro Sobrinho 05/02/2025
Isso é bem a cara do PDT um partido sem moral desde a época do comunista Brizola.
1 comentários