A deputada federal Rosângela Moro (União-SP) apresentou um projeto de lei para alterar a Lei de Acesso à Informação (LAI) e ampliar a transparência sobre as atividades de cônjuges de autoridades, incluindo a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva.
Rosângela, que tem se destacado na defesa da transparência e do combate a privilégios, considera inaceitável que a esposa do presidente participe ativamente do governo sem prestar contas à sociedade.
"O Brasil precisa saber quais são as reais atribuições da primeira-dama e sua influência nas decisões do Executivo", afirmou a parlamentar.
Janja tem acompanhado reuniões, participado de viagens oficiais e até influenciado políticas públicas e a comunicação do governo, mas sua agenda não é oficialmente divulgada. Para Rosângela, essa falta de transparência fere os princípios republicanos e deve ser corrigida.
O projeto propõe que todas as atividades desempenhadas por cônjuges de autoridades, quando relacionadas à administração pública, sejam registradas e acessíveis à população.
> Click aqui e receba notícias em primeira mão.