menu
05 de Outubro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
05 de Outubro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

UTILIDADE PÚBLICA Sexta-feira, 04 de Outubro de 2024, 15:55 - A | A

Sexta-feira, 04 de Outubro de 2024, 15h:55 - A | A

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA

Inscrições abertas para competição de foguetes de garrafa PET

Competidores podem se inscrever até o dia 18 de outubro. Evento será aberto ao público

 

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realizará a 1ª Mostra Mato-grossense de Foguetes de Garrafa PET (MTFOG) na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A competição com material reciclável ocorre no dia 23 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O objetivo é incentivar a difusão de conhecimentos científicos.

 

A MTFOG consiste na construção e lançamento de foguetes de garrafa PET pressurizados com água e ar comprimido. As inscrições para quem quiser participar da competição estão abertas até o dia 18 de outubro por meio de formulário. Clique aqui para acessá-lo.

 

Podem participar da competição alunos que cursam do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e Médio em Mato Grosso. As equipes devem ser formadas por três alunos e um professor vinculado à escola.

 

Os três primeiros colocados receberão troféus personalizados. Os demais ganharão medalhas de participação. Todos os alunos e professores participantes irão receber um certificado com o nome impresso. Também serão enviados certificados em nome da escola.

 

Serão premiados os foguetes que alcançarem as maiores distâncias percorridas. O evento, que é aberto ao público e pode ser acompanhado por todas as idades, ocorre durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

 

O coordenador do Programa de Popularização da Ciência na Seciteci, Marcos Natanael, afirma que o MTFOG estreará neste ano justamente na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. "O objetivo é consolidar a iniciativa cada vez mais. Na primeira edição, as inscrições estão limitadas a 15 equipes participantes", pontua.

 

A iniciativa tem o objetivo de fomentar o interesse e a criatividade dos jovens pela astronáutica, física, astronomia e foguetes, além de promover conhecimentos básicos destas áreas de uma forma lúdica e cooperativa. Também serve como um complemento do conteúdo discutido nas aulas.

 

Para mais informações, acesse o regulamento completo (Acesse Aqui).


Comente esta notícia