Na manhã desta quinta-feira (23), Cuiabá oficializou a Situação de Emergência em saúde pública diante do crescimento acelerado de casos de arboviroses, como dengue e chikungunya.
O número de casos aumentou de forma alarmante, com uma alta de 204,5% em relação à dengue e de 1.913,3% para chikungunya, entre 29 de dezembro de 2024 e 18 de janeiro de 2025.
O decreto foi assinado pelo prefeito Abílio Brunini e pela secretária de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio, após a análise dos dados do Boletim Epidemiológico.
A medida permite a adoção de estratégias urgentes para o enfrentamento da epidemia, incluindo a aquisição de medicamentos e insumos essenciais.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde criará um Comitê de Operações Emergenciais para coordenar as ações.
Entre as principais medidas, está a suspensão do agendamento de consultas nas Unidades Básicas de Saúde, priorizando o atendimento espontâneo.
A oferta de medicamentos de uso contínuo será garantida sem a necessidade de renovação de receitas, e a contratação de profissionais temporários também será autorizada para reforçar o combate à crise de saúde.
> Click aqui e receba notícias em primeira mão.
Zacarias 23/01/2025
Aqui no Bairro CPA 1,2,3 E IV está infestado de mosquitos da Aedes Aegypti chikungunya e zica.
1 comentários