A nova gestão da Bem-Estar Animal (BEA), liderada pela médica veterinária Andrea Janaína, encontrou cerca de 20 tipos de medicamentos vencidos no estoque da secretaria localizada no bairro Ribeirão do Lipa, em Cuiabá. Entre os itens vencidos estão vermífugos, vitaminas, anti-inflamatórios, medicamentos para vômito e dor no ouvido.
Entre os destaques está o vermífugo Petzi Plus, com 94 caixas de quatro comprimidos cada, totalizando 376 comprimidos — quantidade suficiente para tratar cerca de 376 animais de porte médio. "É inadmissível que se perca qualquer medicamento. Travamos uma luta diária pelo sustento e manutenção da saúde dos pets, e todo medicamento é valioso", afirmou Andrea Janaína.
Embora os medicamentos vencidos não comprometam o atendimento atual, Andrea ressaltou que poderiam ter sido utilizados por protetores de animais cadastrados ou direcionados para uso no canil. Atualmente, a BEA cuida de 74 cães e 12 gatos, incluindo animais com leishmaniose e um que apresenta um tumor.
Providências e descarte
A nova gestão já tomou as medidas necessárias para o descarte adequado dos medicamentos, identificando e separando os itens vencidos. Andrea explicou que o estoque anterior não havia sinalizado que os medicamentos estavam vencidos, o que causou o desperdício.
"Quando separado, o material vencido deve ser retirado do armário e devidamente identificado, o que não foi feito anteriormente. Houve descuido na organização e no trato com a situação", destacou a veterinária.
Mesmo sem comprometer os serviços prestados pela Bem-Estar Animal, a nova gestão reforçou que irá adotar medidas preventivas para evitar situações semelhantes no futuro. Atualmente, o canil conta com ração suficiente para cerca de 90 dias e medicamentos básicos para atendimento, incluindo vacinas.
> Click aqui e receba notícias em primeira mão.