Na noite de quarta-feira (22), em Guarantã do Norte, a 709 km de Cuiabá, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) teve um papel decisivo ao salvar a vida de um recém-nascido de apenas 40 dias. A criança se engasgou logo após a amamentação, e, em um momento de desespero, o pai e a tia buscaram ajuda diretamente no quartel do 4º Núcleo Bombeiro Militar (4º NBM).
O sargento BM Deric Pansera estava no batalhão e ouviu batidas urgentes no portão. Ao verificar a situação, encontrou o pai com a criança nos braços, já com sinais claros de asfixia. Sem perder tempo, o bombeiro pegou a bebê e iniciou rapidamente as manobras de desobstrução das vias aéreas, conseguindo, em poucos segundos, restaurar a respiração da criança.
"É algo gratificante. Ver o alívio nos rostos dos pais e ouvir o choro da criança, é um momento indescritível. Quando dizemos 'já voltou, paizinho; já voltou, mãezinha', é uma sensação de dever cumprido", comentou o sargento Pansera.
Após o resgate, a criança foi encaminhada para o hospital para cuidados médicos adicionais. O CBMMT lembra que em emergências, a calma e a agilidade em acionar o número 193 são fundamentais. Além disso, ter noções de primeiros socorros pode ser crucial para salvar vidas em situações como essa.
> Click aqui e receba notícias em primeira mão.