Por Danielle Barbato*
O 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa independência. Data essa em que o Brasil rompeu sua ligação com Portugal e consolidou-se como nação independente.
Mas, de que vale a nossa independência se não tivermos liberdade?
Quem pôde acompanhar as festividades alusivas ao dia 7 de setembro, viu claramente a distinção dos dois Brasis que existem dentro do nosso Brasil.
Em Brasília, houve o tradicional desfile da celebração do Dia da Independência, completamente esvaziado, sem povo, onde somente os “colaboradores do sistema” marcaram presença. A ausência do povo evidencia o mundo utópico criado pela elite aristocrática do regime implantado por Lula e PT no Brasil.
Em São Paulo, ao revés, o que chamou a atenção foram as dezenas de milhares de pessoas que tomaram a região da Avenida Paulista, em manifestação organizada em torno da pauta "Fora Alexandre de Moraes", como uma crítica contra as perseguições e ilegalidades cometidas pelo ministro Alexandre de Moraes (STF). As ilegalidades incluem a violação ao devido processo legal, a violação ao sistema acusatório, aos abusos de poder, a perseguição a opositores, a censura prévia, a violação dos direitos políticos dos congressistas, o uso indevido de recursos do TSE para produção de relatórios paralelos e a violação de todas as formas de liberdade.
Os brasileiros foram às ruas para protestar e manifestar sua justa e legitima indignação, demonstrando que o povo está, de fato, do lado da democracia e da justiça.
Ou seja, enquanto toda a elite política estava blindada e isolada do povo em Brasília; o povo – em São Paulo - estava unido contra essa mesma elite.
O povo brasileiro está mostrando mais uma vez que - mesmo diante das perseguições e ameaças - a coragem e a dignidade prevalecem. A manifestação pela democracia é a maior expressão de um país Republicano.
A Constituição Federal em seu artigo 1º e parágrafo único descreve que: “Todo o poder emana do povo”. E as manifestações de 7 de Setembro mostraram que o povo está no caminho certo.
*Danielle Barbato é advogada especializada em Direito Civil e Processo Civil, Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Direito Imobiliário e Gestora Condominial.