A equipe da Secretaria Adjunta de Agronegócios, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), se reuniu com a direção da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (Smated) da Prefeitura de Cuiabá para apresentar as políticas públicas de incentivos fiscais, acesso ao crédito, empreendedorismo, cadeias produtivas, centro de Dados Econômicos e programas como o Desenvolve Floresta.
“Viemos aqui na Sedec porque sabemos que há muitas políticas públicas que já estão sendo desenvolvidas com os municípios e queremos buscar essa parceria para desenvolver as pequenas e médias propriedades”, comentou o diretor de agricultura da Smated, Renildo França.
Ele apontou que 2% da população de Cuiabá vive na zona rural, totalizando cerca de 5 mil famílias. Contudo, aproximadamente 54% das propriedades têm finalidade de lazer. A ideia é fomentar cadeias produtivas seja do turismo rural ou piscicultura.
“É um problema também hereditário. Os filhos não estão na propriedade rural, então os pais estão tendo dificuldade de quem passar a propriedade para dar sequência na produção rural, das poucas propriedades que tem algum cultivo. Temos um potencial muito grande e queremos desenvolver”.
O secretário adjunto de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (Smated), Vicente Falcão, comentou que a Sedec tem realizado parcerias com municípios como Lucas do Rio Verde, Sorriso, Primavera do Leste e agora Cuiabá quer fazer parte.
“São parcerias que vimos que deram certo e queremos, por meio da Sedec, essas parcerias e convênios. Essa porta foi aberta pelo secretário César Miranda, que recebeu o secretário Felipe Corrêa na semana passada. Esperamos que essa parceria dê muitos frutos para o município.
A secretária adjunta de Agronegócios, Linacis Silva, comentou que o Estado pode contribuir muito com a Prefeitura de Cuiabá com as políticas públicas já executadas com empresários, produtores rurais, sem que o município tenha de despender recursos públicos para isso.
“Temos linhas de crédito da Desenvolve MT a juros abaixo do praticado no mercado, o MT Garante em que o Estado é avalista da operação e os próprios incentivos fiscais também, que são voltados para todos os municípios do nosso Estado. É importante que o município conheça essas políticas públicas para poder indicar e apresentar isso para as pessoas que procuram a prefeitura e precisam desse apoio. Isso torna a política mais efetiva e evita que a gente invente o que já tem, o que já existe e já está aí na prateleira para a população. Por isso acho fundamental para a população cuiabana esse resgate da parceria entre Estado e município”.