A Justiça Eleitoral e a Polícia Federal estão investigando suspeitas de fraude eleitoral em nove municípios de Mato Grosso nas eleições realizadas em outubro deste ano. A denúncia foi revelada pelo jornal Folha de S. Paulo e aponta irregularidades associadas à transferência em bloco de domicílios eleitorais, prática que pode ter influenciado os resultados.
Em todo o Brasil, 82 cidades estão sob investigação, sendo a maioria de pequenos municípios, com menos de 10 mil habitantes, mas que registraram um crescimento anormal no número de eleitores, entre 20% e 46%. Em 58 dessas localidades, o número de eleitores supera o de moradores.
No caso de Mato Grosso, os municípios investigados e o respectivo aumento do eleitorado são:
- Nova Nazaré: +26,9%
- Santa Cruz do Xingu: +25,4%
- Araguainha: +24,6%
- Serra Nova Dourada: +23,7%
- Ribeirãozinho: +23,4%
- Campos de Júlio: +23,4%
- Santo Afonso: +22,75%
- Cocalinho: +20,8%
- Ipiranga do Norte: +20,6%
Esses dados levantam dúvidas sobre a legitimidade do aumento do eleitorado em curto período, uma vez que essas transferências podem estar ligadas a esquemas de manipulação de votos, prática que fere a lisura do processo democrático.
As investigações continuam e podem resultar na anulação dos resultados em algumas localidades, caso sejam confirmadas as irregularidades. O cenário reforça a necessidade de medidas mais rígidas para prevenir fraudes em futuras eleições.