menu
18 de Outubro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
18 de Outubro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

JUDICIÁRIO Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024, 13:23 - A | A

Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024, 13h:23 - A | A

OBRAS PARALISADAS

Justiça Federal paralisa construção de pousada em terra indígena no Xingu, MT

A decisão foi tomada após pedido do Ministério Público Federal (MPF), que identificou a ausência de licenças do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai)

 

A Justiça Federal de Mato Grosso determinou a interrupção das obras do Lodge Xingu Experience, empreendimento turístico em construção na Aldeia Ipatse Kuikuro, localizada na Terra Indígena Xingu, município de Gaúcha do Norte, a 595 km de Cuiabá.

 

A decisão foi tomada após pedido do Ministério Público Federal (MPF), que identificou a ausência de licenças do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

 

Além da paralisação imediata, a Justiça determinou a suspensão da promoção e comercialização de pacotes turísticos que incluíam atividades como pesca esportiva e vivências com a cultura indígena local.

 

O site e as redes sociais do Lodge Xingu Experience vinham divulgando essas atividades, que agora também estão suspensas.

 

A decisão ocorre após um monitoramento territorial feito pelo Ibama em junho de 2024, que constatou possíveis irregularidades ambientais associadas à construção da pousada.

 

Os responsáveis pelo empreendimento ainda não se manifestaram publicamente sobre o caso.

 

 

 

Comente esta notícia