A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, no Mato Grosso, desmantelou uma associação criminosa envolvendo extorsões e receptação, com um desfecho perturbador: uma das presas em flagrante era mãe da vítima.
O caso ocorreu na sexta-feira (13), como parte da Operação Socius Rapina, que também prendeu um homem foragido da Justiça por latrocínio desde 2006.
A investigação começou quando uma mulher procurou a polícia após ser ameaçada pela própria mãe, que apareceu em sua casa acompanhada de criminosos armados para extorquir dinheiro.
O valor foi transferido para a conta de um dos cúmplices.
Não satisfeita, a mãe da vítima vendeu o celular da filha em um ponto de tráfico e, mais tarde, os criminosos exigiram mais dinheiro, ameaçando matar a mulher, sob o falso pretexto de que ela estava sendo mantida em cárcere privado.
A equipe da Derf descobriu que a mãe, usuária de drogas, estava, na verdade, conspirando com os criminosos.
Ela enviou mensagens para as duas filhas simulando seu sequestro, além de vender o celular e a bicicleta da vítima para sustentar o vício em drogas e bebidas alcoólicas.
Durante as diligências, os policiais prenderam cinco suspeitos — três homens e duas mulheres —, todos autuados por extorsão, associação criminosa e receptação.
Entre os detidos, havia um homem com mandado de prisão aberto desde 2006 por um roubo seguido de morte ocorrido em 1996, na Comarca de Arenápolis.