menu
10 de Outubro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
10 de Outubro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLICIAL Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024, 09:29 - A | A

Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024, 09h:29 - A | A

OPERAÇÃO JAPEUSÁ

Operação desmantela esquema de sonegação fiscal em MT e Minas Gerais

Com o cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão, as autoridades buscam desmantelar uma rede criminosa que envolve pessoas físicas e jurídicas ligadas a crimes contra a ordem tributária

 

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz), deflagrou na manhã desta quinta-feira,10, a "Operação Japeusá", que investiga um esquema de sonegação fiscal envolvendo empresas de fachada em Mato Grosso e Minas Gerais.

 

Com o cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão, as autoridades buscam desmantelar uma rede criminosa que envolve pessoas físicas e jurídicas ligadas a crimes contra a ordem tributária.

 

Entre os principais alvos está a empresa Tubarão Sports, pertencente ao empresário Alessandro Nascimento, que também é investigado na "Operação Suserano" por suposto desvio de recursos na Secretaria Estadual de Assuntos Fundiários.

 

Segundo a investigação, empresas de fachada eram usadas para ocultar os verdadeiros beneficiários das operações e realizar atividades ilegais, como a falta de destaque de ICMS, falsidade ideológica e movimentações fiscais suspeitas.

 

Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas cidades de Cuiabá e Barra do Bugres (MT), além de Uberlândia (MG), com o apoio de diversas unidades especializadas da Polícia Civil.

 

A operação foi autorizada pelo juiz Jorge Alexandre Martins Ferreira, do Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo), a partir de uma representação conjunta entre a Polícia Civil e o Ministério Público.

 

O nome da operação, Japeusá, faz referência a uma figura mitológica do povo guarani, conhecido por sua habilidade em enganar as pessoas para tirar vantagem, simbolizando o caráter fraudulento das atividades investigadas.

 

A Polícia Civil ainda não divulgou o valor sonegado, mas as investigações seguem em andamento com novos desdobramentos esperados nos próximos dias.

 
 
 
 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.


Comente esta notícia