menu
10 de Outubro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
10 de Outubro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA MT Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024, 13:31 - A | A

Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024, 13h:31 - A | A

CAOS NA SAÚDE

Após derrota, prefeito Kalil Baracat corta benefícios de médicos e maternidade é fechada

Segundo relatos de profissionais da unidade, que preferiram não se identificar, os cortes representam uma redução de cerca de 50% nos salários dos médicos

 

Na manhã desta quinta-feira,10, a maternidade Rede Cegonha, localizada no Hospital São Lucas, em Várzea Grande, suspendeu o atendimento por falta de médicos ginecologistas.

 

A paralisação dos profissionais ocorreu após o anúncio da Prefeitura, na última segunda-feira,07, que comunicou a suspensão de benefícios como férias indenizadas, horas extras e abonos, a partir de 7 de outubro, um dia após a derrota do prefeito Kalil Baracat (MDB) nas eleições.

 

Segundo relatos de profissionais da unidade, que preferiram não se identificar, os cortes representam uma redução de cerca de 50% nos salários dos médicos.

 

A maternidade, que é referência no município, passou a encaminhar gestantes em trabalho de parto para hospitais em Cuiabá.

 

“Já vieram várias gestantes aqui, em trabalho de parto, e todas foram conduzidas para Cuiabá. Quem chegar aqui não será atendido”, afirmou um dos funcionários.

 

A situação, segundo eles, não se trata de uma greve, mas de demissões e ausências voluntárias dos médicos devido aos cortes. Ainda não há previsão para a normalização dos atendimentos.

 

“Quem é concursado é obrigado a vir, mas, se a escala não estiver completa, a maternidade continuará fechada”, disse outro profissional.

 

A Prefeitura de Várzea Grande nega a suspensão dos serviços e afirma que as medidas administrativas respeitam a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

 

Em nota oficial, a gestão alegou que os profissionais seguem atuando normalmente e que as mudanças fazem parte do encerramento do último trimestre de 2024.

 
 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.


Comente esta notícia