Bárbara Helena de Noronha Pinheiro, cunhada do ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, foi exonerada de seu cargo na Câmara Municipal. A decisão foi assinada na segunda-feira (3) e publicada na Gazeta Municipal nesta terça-feira (4).
Desde 2017, Bárbara ocupava um cargo comissionado na Secretaria de Gestão de Pessoas do Parlamento Municipal. Como todos os servidores comissionados, foi exonerada ao final da legislatura anterior. No entanto, em janeiro, a nova presidente da Câmara, Paula Calil (PL), a nomeou novamente para o cargo, destacando que sua permanência seria técnica e temporária.
A servidora foi responsável por conduzir a transição de legislatura, incluindo processos como contratações e fechamento da folha de pagamento dos servidores. Seu trabalho era reconhecido por colegas dentro da Casa.
No entanto, sua exoneração ocorreu em meio à reformulação dos quadros da Câmara, evidenciando que sua ligação familiar com o ex-prefeito Emanuel Pinheiro pode ter sido um fator determinante para sua saída.