O Governo do Estado de Mato Grosso reafirmou a intenção de concluir as obras do BRT (Bus Rapid Transit) até 2026, apesar dos constantes atrasos e impasses com o Consórcio Construtor BRT Cuiabá.
O secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Marcelo de Oliveira, declarou que um novo cronograma será apresentado pelo Consórcio, e a gestão estadual avaliará a viabilidade do prazo.
"Estamos conversando com o Consórcio e analisando as solicitações feitas para decidir se aceitamos o novo cronograma que eles estão apresentando", afirmou Oliveira em entrevista à rádio Centro América FM.
Segundo ele, a expectativa é que a nova previsão defina um prazo final para a conclusão da obra.
O projeto deveria ter sido entregue em outubro de 2024, mas os atrasos geraram críticas por parte do governador Mauro Mendes (União), que ameaçou rescindir o contrato caso o ritmo das obras não seja acelerado.
Em resposta às críticas, o Consórcio alegou que o projeto elaborado pelo Estado apresentava falhas, justificando o atraso.
No entanto, a Sinfra rebateu essa alegação, destacando que cabia à empresa apresentar soluções técnicas para os problemas encontrados, como ajustes no posicionamento de portas das estações, drenagem na Avenida da Prainha e melhorias em viadutos.
O secretário Marcelo de Oliveira também revelou que, desde o início do contrato, o Consórcio já foi notificado 50 vezes por descumprimentos relacionados ao cronograma da obra.
"Sempre que o Consórcio não cumprir o cronograma físico e financeiro, será notificado. Precisamos pressioná-los, pois foram eles que participaram da licitação, fizeram as propostas, assinaram o contrato e receberam a ordem de serviço. Agora, precisam entregar a obra", declarou.
Diante das sucessivas notificações e da insatisfação do governo, o futuro da parceria entre o Estado e o Consórcio segue incerto.
Enquanto o novo cronograma não é oficializado, a população aguarda pela finalização do projeto que promete melhorar o transporte público da capital mato-grossense.