O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), expressou forte descontentamento com o Governo Federal devido à estagnação do projeto da Ferrogrão.
Em entrevista ao podcast da Aprosoja, Mendes afirmou estar "P da vida" com a situação e cobrou providências diretas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Ultimamente ando com pavio curto, estou com pouca paciência para ficar falando o que é politicamente correto. Nessa história da Ferrogrão, eu estou meio P da vida”, declarou o governador, demonstrando insatisfação com a falta de avanço no projeto ferroviário.
Em agosto de 2023, Lula solicitou aos governadores a apresentação de até quatro projetos prioritários para inclusão no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Mendes, após consultar entidades do agronegócio e lideranças políticas, indicou a Ferrogrão, além da ampliação da BR-158, BR-080 e BR-242. No entanto, segundo o governador, os avanços foram mínimos.
"Dessas, sabe o que andou até agora? Quatro quilômetros da BR-158 que foi asfaltada. Pelo amor de Deus", reclamou Mendes. Ele reforçou a importância da Ferrogrão para o escoamento da produção agropecuária do estado, que deve crescer significativamente nos próximos anos.
O projeto, que pretende ligar Sinop (MT) ao porto de Miritituba (PA), enfrenta obstáculos judiciais no Supremo Tribunal Federal (STF) devido às alterações nos limites do Parque Nacional do Jamanxim, feitas em 2016, ainda no governo Dilma Rousseff, para permitir a construção da ferrovia em área de conservação.
Mendes acusou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, de ser contrária à iniciativa e criticou o que chamou de "pseudoambientalismo".
Ele destacou que a ferrovia ajudaria a reduzir significativamente as emissões de CO₂ ao substituir o transporte rodoviário movido a diesel.
O governador revelou que solicitou uma audiência com Lula há dois meses para tratar do tema, mas ainda não recebeu resposta.
"Falar com a Marina não adianta, falar com o Ibama não adianta, falar com ministro não adianta... Mas eu pedi uma audiência com o presidente Lula a respeito disso. Ou diga: 'Não vou fazer, não quero fazer'. Assume logo, que pelo menos a gente não perde tempo", cobrou Mendes.
A Ferrogrão é vista como estratégica para o agronegócio brasileiro, ao fortalecer a rota norte de escoamento de grãos, reduzindo custos e tempo de transporte.
Apesar da pressão do governador e do setor produtivo, o projeto segue travado, gerando incertezas sobre sua execução.