menu
02 de Abril de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
02 de Abril de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA MT Terça-feira, 01 de Abril de 2025, 13:09 - A | A

Terça-feira, 01 de Abril de 2025, 13h:09 - A | A

APOIO À ADOÇÃO

Moretti é homenageada na Câmara de Cuiabá

Evento foi marcado pela celebração da solidariedade e do compromisso de todos em garantir que crianças tenham a oportunidade de viver com amor e dignidade em uma família

 

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), recebeu na noite de ontem (31), uma emocionante homenagem na Câmara de Vereadores de Cuiabá, pelos relevantes serviços prestados à Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara). A homenagem também incluiu a secretária de Assistência Social de Várzea Grande, Cristina Saito, pelo trabalho fundamental no apoio às causas da infância e da adoção.

A sessão solene, marcada pela sensibilidade e emoção, celebrou os 16 anos de dedicação da Ampara, uma instituição que desempenha um papel crucial na vida de crianças e adolescentes em Mato Grosso. O evento foi solicitado e presidido pela vereadora Katiuscia Mantelli (PSB), primeira secretária da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cuiabá, que também prestou uma merecida homenagem aos voluntários e amigos da Associação.

Durante a cerimônia, o Coral Canto e Encanto da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Salvelina Ferreira da Silva’, de Várzea Grande, encantou o público com apresentações emocionantes, sob a regência do professor Wilson Brás da Silva. A musicalidade tocante foi um dos pontos altos da noite, trazendo ainda mais emoção e sensibilidade à celebração.

Em sua fala, a prefeita Flávia Moretti se emocionou ao destacar o trabalho da Ampara e a importância de um olhar humanizado sobre o processo de adoção. “Eu conheci a Ampara em 2009, quando era advogada e presidia a OAB de Várzea Grande. Na época, percebi a necessidade de apoiar não só as crianças tuteladas, mas também as famílias que desejam adotar, pois a adoção exige uma preparação não só jurídica, mas também emocional para as crianças, as famílias e até mesmo o próprio judiciário e o poder público. A Ampara faz esse trabalho com grande sensibilidade e eu me comprometo a continuar apoiando e fortalecendo essa causa”, afirmou Flávia, lembrando ainda das dificuldades enfrentadas pelas crianças órfãs, muitas vezes vítimas de violência doméstica e abandono.

Katiuscia Mantelli, em sua fala, ressaltou a importância de desburocratizar o processo de adoção, que muitas vezes se torna longo e traumático para as crianças. “O que precisamos é dar agilidade e sensibilidade a esse processo. Uma criança precisa de uma família, de amor e acolhimento, e devemos tornar a adoção mais simples e acessível, não só para as famílias, mas para as crianças que aguardam uma chance de ter um lar”, afirmou.

A secretária de Assistência Social de Várzea Grande, Cristina Saito, também foi homenageada, destacando o convênio entre a prefeitura e a Ampara, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que possibilita o desenvolvimento de projetos que beneficiam diretamente a infância e a adolescência.

Daisy Guilem, presidente da Ampara, explicou o trabalho da associação, que oferece suporte às famílias adotivas por meio do curso de Pré-Natal da Adoção, um importante programa de preparação para as famílias adotivas, abordando desde os desafios da espera até a adaptação das crianças no novo lar. “Nosso objetivo é garantir o direito das crianças a viver em uma família e de dar a essas famílias o suporte necessário para garantir a dignidade e o bem-estar dos filhos”, explicou.

"A noite foi, sem dúvida, um marco na luta por uma adoção mais justa e humana em Mato Grosso, reforçando a importância do trabalho voluntário e das políticas públicas voltadas para a infância e a adoção. Além de reunir diversas lideranças, também foi uma celebração da solidariedade e do compromisso de todos em garantir que as crianças tenham a oportunidade de viver com amor e dignidade em uma família", pontuou a prefeita Flávia Moretti.

A sessão também contou com a presença de diversas autoridades que compuseram a mesa, entre elas o Desembargador Dr. Emerson Cajango, representando o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), a defensora pública geral do Estado, Dra. Maria Luziane Ribeiro de Castro, a juíza auxiliar da Corregedoria da Infância do TJ-MT, Dra. Ana Paula Gomes, a vereadora e primeira-dama de Cuiabá, Samanta Iris, o representante da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Ademir Gaspar Lima, além de Pamela Monteiro, a vice-prefeita de Cuiabá e secretária de Assistência Social do município, Coronel Vânia Rosa, o promotor da Promotoria da Infância e Juventude de Mato Grosso, Dr. Paulo Prado, o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, e a fundadora da Ampara e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cuiabá, Lindacir Rocha Bernardon.

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia