menu
30 de Março de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
30 de Março de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA MT Quarta-feira, 26 de Março de 2025, 12:55 - A | A

Quarta-feira, 26 de Março de 2025, 12h:55 - A | A

ARTICULAÇÃO POLÍTICA

PRD inicia montagem de chapas e antecipa apoio a Mauro Mendes e Pivetta em 2026

Partido já negocia filiações estratégicas, mira cadeiras na Câmara Federal e reafirma alinhamento ao grupo governista em Mato Grosso

 

O Partido Renovação Democrática (PRD) deu largada às articulações para as eleições de 2026 em Mato Grosso com um claro posicionamento: seguir ao lado do governador Mauro Mendes (União Brasil) e do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos). Em encontro realizado nesta terça-feira (25), em Cuiabá, liderado pelo presidente estadual da sigla, Mauro Carvalho Júnior, o partido começou a definir as estratégias para o pleito, incluindo a formação das chapas para deputado estadual e federal.

Com foco em ampliar sua representatividade na Câmara dos Deputados, o PRD aposta no fortalecimento da chapa proporcional como principal trunfo para aumentar o acesso ao fundo partidário. “Temos atrativos para candidatos a deputado federal. Quanto mais atrativos, mais chances de eleger. Espero que a gente faça dois ou três federais aqui”, projetou o presidente nacional do partido, Ovasco Resende, também presente no encontro.

Um dos nomes mais comentados no evento foi o do deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União Brasil), que participou da reunião e é cotado para reforçar a bancada do PRD. “Fizemos o convite. Acredito que Dilmar deve vir sim para o PRD, mas é uma decisão dele. A porta está aberta, mas envolve também o União Brasil”, ponderou Carvalho, que é ex-secretário da Casa Civil e atual suplente do senador Wellington Fagundes (PL).

Além de Dilmar, outros três deputados e alguns secretários do governo estadual também estariam em tratativas com o partido. Os nomes, no entanto, seguem sob sigilo. “Estamos tratando isso com discrição, para evitar decisões precipitadas e respeitar os que já estão conosco desde o início”, disse Carvalho.

Apesar da possível candidatura de Wellington Fagundes ao governo estadual em 2026, Mauro Carvalho reafirmou fidelidade ao grupo político com quem atua desde 2010. “Em 2022 fizemos uma aliança com Wellington, mas não foi um casamento. Mesmo sendo o maior beneficiado com uma vitória dele, por assumir quatro anos no Senado, mantenho minha coerência. Meu grupo é o de Mauro Mendes e Otaviano Pivetta”, declarou.

Carvalho também afastou qualquer possibilidade de candidatura própria. Segundo ele, o objetivo é fortalecer o PRD e garantir nomes competitivos, inclusive entre os atuais secretários estaduais. “Com certeza tem secretários que deverão vir para o PRD. Mas ainda não há nada definido”, destacou.

Criado em 2023 a partir da fusão entre PTB e Patriota, o PRD considera positivo seu desempenho na estreia eleitoral em 2024, com a eleição de quatro prefeitos e 62 vereadores em Mato Grosso. Em Cuiabá, o desempenho modesto foi atribuído à falta de recursos do fundo partidário, mas o crescimento da legenda em curto espaço de tempo é motivo de comemoração.

“Grandes partidos tiveram desempenho menor. O PRD já figura entre os cinco maiores de Mato Grosso. Estou orgulhoso e lisonjeado com o trabalho dos nossos filiados”, afirmou Carvalho.

O encontro desta terça marcou, segundo ele, o início oficial do projeto do partido para 2026. “A partir de hoje começamos esse trabalho. Teremos uma chapa muito forte, ao lado do governador Mauro Mendes, se for candidato ao Senado, e ao lado de Otaviano Pivetta, caso dispute o governo estadual”, finalizou.

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia