menu
04 de Abril de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
04 de Abril de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA NACIONAL Quarta-feira, 02 de Abril de 2025, 12:30 - A | A

Quarta-feira, 02 de Abril de 2025, 12h:30 - A | A

REJEIÇÃO EXPLODE

GOVERNO DERRETE: Desaprovação de Lula explode e chega a 56%

O índice representa um aumento de sete pontos percentuais em relação ao levantamento de janeiro, quando 49% avaliavam negativamente a gestão petista

 

A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a 56%, segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (2).

 

O índice representa um aumento de sete pontos percentuais em relação ao levantamento de janeiro, quando 49% avaliavam negativamente a gestão petista.

 

Já a aprovação caiu de 47% para 41%, enquanto 3% não souberam ou não responderam. O estudo revela um distanciamento inédito entre os índices de aprovação e rejeição do governo desde o início do atual mandato.

 

Desde julho de 2023, a desaprovação acumulou alta de 13 pontos, refletindo a crescente insatisfação popular.

 

O Nordeste, historicamente uma base eleitoral do Partido dos Trabalhadores (PT), também registrou um aumento expressivo na reprovação, que saltou de 37% para 46% nos últimos dois meses, enquanto a aprovação caiu de 59% para 52%.

 

No Sudeste, região mais populosa do país, 60% desaprovam o governo, contra 37% que o avaliam positivamente.

 

No Sul, a reprovação é de 64%. Entre jovens de 16 a 34 anos e eleitores com ensino superior incompleto, a insatisfação também atinge 64%.

 

Os resultados indicam que as recentes tentativas de ajuste de rota promovidas não tiveram impacto significativo na percepção popular.

 

Em março, o político anunciou medidas para reduzir o preço dos alimentos, ampliou viagens pelo país e divulgou a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.

 

Além disso, também trocou o comando da Secretaria de Comunicação (Secom), substituindo Paulo Pimenta por Sidônio Palmeira, mas a mudança foi percebida como irrelevante por 44% dos entrevistados.

 

O levantamento também revela que 56% dos brasileiros consideram que o país está na direção errada e avaliam que a economia piorou nos últimos 12 meses. 71% acreditam que o governante não tem cumprido suas promessas de campanha e 53% consideram a atual gestão inferior às anteriores.

 

Na comparação com o governo de Jair Bolsonaro (PL), 43% dizem que Lula tem um desempenho pior, enquanto 39% avaliam positivamente sua administração, configurando um empate técnico.

 

A pesquisa Genial/Quaest foi realizada presencialmente com 2.004 brasileiros entre 27 e 31 de março.

 

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

 

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

 

Comente esta notícia