menu
12 de Dezembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
12 de Dezembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA NACIONAL Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2024, 13:07 - A | A

Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2024, 13h:07 - A | A

ELEIÇÃO PRESIDENCIAL

‘Plano A é Bolsonaro, posso ser o plano B’, diz Eduardo Bolsonaro

Com a possibilidade de Bolsonaro não poder concorrer em 2026, Eduardo Bolsonaro destacou que sua disposição em assumir o papel de candidato reflete o comprometimento do núcleo familiar e do partido em manter a agenda conservadora no cenário político bras

 

Durante um painel na Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), realizada na Argentina, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) reforçou nesta quarta-feira (4) que o ex-presidente Jair Bolsonaro segue como o “plano A” do Partido Liberal (PL) para a eleição presidencial de 2026. Apesar disso, Eduardo afirmou estar à disposição como “plano B”, caso necessário.

 

“Não sou pré-candidato ao Planalto, mas, se meu nome for necessário, estou à disposição do partido”, declarou o parlamentar, conhecido como "filho 03" do ex-presidente, ao público do evento, que é um dos maiores fóruns conservadores do mundo e já teve edições no Brasil.

 

Situação Jurídica de Jair Bolsonaro

Embora Jair Bolsonaro seja apontado como principal aposta do PL para 2026, sua inelegibilidade até 2030, imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), representa um obstáculo significativo. O ex-presidente foi condenado em três ocasiões, sendo que duas penas por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação permanecem em vigor.

 

A primeira condenação ocorreu em junho de 2023, relacionada à reunião com embaixadores em que Bolsonaro questionou, sem provas, a segurança das urnas eletrônicas e do sistema eleitoral brasileiro. A segunda decisão, de outubro de 2023, foi por uso político do feriado de 7 de Setembro de 2022, no qual promoveu sua candidatura à reeleição durante celebrações cívicas.

 

Apesar das condenações, o ex-presidente ainda não se tornou réu. Antes disso, os indiciamentos precisam ser analisados pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que decidirá se apresenta ou não as denúncias. Caso sejam aceitas pela Justiça, Jair Bolsonaro passaria a responder formalmente pelos processos.

 

Eduardo como Alternativa

Com a possibilidade de Bolsonaro não poder concorrer em 2026, Eduardo Bolsonaro destacou que sua disposição em assumir o papel de candidato reflete o comprometimento do núcleo familiar e do partido em manter a agenda conservadora no cenário político brasileiro.

 

Mesmo com os desafios jurídicos e políticos enfrentados pelo ex-presidente, o PL segue estruturando estratégias para as eleições de 2026, tendo Jair Bolsonaro como figura central de sua narrativa eleitoral e Eduardo como uma alternativa viável para a disputa presidencial.

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 


Comente esta notícia

dom-mt 05/12/2024

Seria uma ótima opção mesmo, pelo aspecto jovem, ainda com muito vigor físico, mental, intelectual (formação academica, fluente em 2 idiomas) conhecimento político, estrategista... excelente, apoiado Eduardo Bolsonaro

positivo
0
negativo
0

1 comentários