Dezembro é o mês de férias e muita diversão ao ar livre. Por isso, é necessário redobrar os cuidados, especialmente com a exposição ao sol. O último mês do ano, reforça alerta sobre os cuidados com a pele e a prevenção da doença com a campanha do Dezembro Laranja.
Na capital mais quente do país, o uso do protetor solar é indispensável em todos os dias do ano, como explica o médico Anderson Andreu da Cunha. “O uso do protetor solar não deve ser restrito ao verão. Ele faz parte da rotina de cuidados com a pele o ano todo, mesmo que o sol não esteja forte. Afinal, no caso do câncer de pele, a melhor meio de evitá-lo é se proteger do sol. Essa proteção é feita com uso de filtro solar, chapéus, roupas e outros adereço”
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, o estado de Mato Grosso deve registrar 2,3 mil novos casos de câncer de pele até 2025. Sendo previstos para Cuiabá cerca de 460 novos casos.
No cenário nacional, a estimativa para o triênio de 2023 a 2025, aponta que ocorrerão 704 mil casos novos de câncer em todo o Brasil, 483 mil se excluídos os casos de câncer de pele não melanoma.
O câncer de pele não melanoma é estimado como o mais comum no país, com 220 mil casos novos, seguido pelos cânceres de mama, com 74 mil e próstata, com 72 mil novos casos. “O câncer de pele é um dos tipos mais comuns. Costuma atingir camadas mais profundas da pele. Na maioria dos casos, surge em regiões que são muito expostas ao sol, como o rosto, o couro cabeludo, as costas e os ombros”, relata o especialista.
O médico destaca ainda que “algumas pessoas têm maior predisposição ao câncer de pele, como indivíduos que nascem com olhos e pele claros, possuem histórico de câncer na família e até quem já teve câncer de pele alguma vez na vida, pode voltar a desenvolver a doença”.
Confira algumas dicas para prevenir e se proteger do calor:
- Beber bastante água e andar pela sombra;
- Reaplicar o protetor solar a cada 2h se estiver exposto ao sol; caso trabalhe em local fechado, reaplicar o protetor quando acordar e na hora do almoço;
- Usar roupas de proteção UV (manga comprida, chapéu), proteger a orelha e nuca;
Tipos de câncer de pele
O câncer é caracterizado pelo crescimento descontrolado e anormal de células que formam as camadas da pele, o maior órgão do corpo humano. Existem os tipos de câncer de pele:
• O não melanoma mais comum no país, que pode ser desenvolvido como carcinoma basocelular (nas células basais, presentes na camada mais profunda da epiderme) ou carcinoma espinocelular (células escamosas, que formam as camadas superiores da pele);
• O câncer do tipo melanoma (originado no melanócitos, células produtoras da melanina, responsáveis pelo pigmento da pele) que, embora menos comum, é considerado um tumor mais agressivo e que, em estágio mais avançado, pode atingir outros órgãos.