menu
22 de Fevereiro de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
22 de Fevereiro de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

VARIEDADES Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2025, 17:20 - A | A

Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2025, 17h:20 - A | A

FOLIA

Princesa da Europa curte pré-carnaval em Salvador

Segundo o jornal espanhol El Nacional, a rainha desembarcou na capital baiana na noite de quinta-feira (13/2), aproveitando uma folga em sua agenda.

Metrópoles

 

Uma jovem de 19 anos passou seis dias no Brasil a bordo do navio-escola Juan Sebastián de Elcano, participando de um exercício naval em colaboração com a Marinha brasileira. Durante sua estada em Salvador, ela aproveitou a noite de terça-feira (18) para mergulhar na animação do Carnaval baiano.

 

No Pelourinho, assistiu ao show do Olodum, que contou com as participações de Jau, Ana Mametto e É o Tchan, na companhia de amigos da tripulação. Um fotógrafo a capturou de longe entre o público. Na segunda-feira, ela ainda foi agraciada com uma homenagem da banda Fé-menina, vinculada à Associação Pracatum, criada por Carlinhos Brown.

 

 

 

 

Trata-se de Leonor de Bourbon, princesa das Astúrias e primogênita do rei Felipe VI e da rainha Letizia, da Espanha. Salvador foi o único ponto de parada da herdeira no Brasil.

 

Na quarta-feira, ela e os outros cadetes seguiram viagem para países como Uruguai, Chile, Peru, Panamá, Colômbia e República Dominicana, com destino final em Nova York, nos Estados Unidos. O treinamento, iniciado em 11 de janeiro, deve se encerrar em junho, quando Leonor retornará ao seu país.


 

 

 

A jovem chegou ao Brasil na sexta-feira (14/2), mas passou por um mal-estar em alto-mar, o que levou sua mãe, a rainha Letizia, a viajar até Salvador para vê-la.

 

Segundo o jornal espanhol El Nacional, a rainha desembarcou na capital baiana na noite de quinta-feira (13/2), aproveitando uma folga em sua agenda. “Letizia se reencontrou com a filha no Brasil e elas passaram o fim de semana juntas, compartilhando muitas histórias e atualizando-se”, publicou o portal.


 

 

 

Contudo, embora planejasse ficar até segunda-feira (17/2), Letizia retornou a Madri na noite de domingo por ordem do rei Felipe VI.

 

“A rainha obedeceu às ordens e retornou para Madri na noite de domingo”, informou o site, que completou: “Letizia queria ficar com Leonor até segunda-feira para aproveitar ao máximo o tempo com ela, já que não tinha compromissos agendados até terça-feira, mas a família real não achou conveniente pelo que poderia acontecer, já que é um voo longo e ela também estaria muito cansada”.


 

 

 

O portal também relatou que a jovem enfrentou uma “indisposição” durante a travessia, com “vômitos e mal-estar”. Ao chegar em Salvador, passou por exames médicos para descartar problemas graves. Sua saída do Brasil ocorreu na quarta-feira (19/2).

 

Em outra notícia, a imprensa alemã especulou, em junho de 2023, um possível namoro entre Leonor e Gabriel, um brasileiro nascido em São Paulo e criado nos Estados Unidos, que teria conhecido a princesa no colégio UWC Atlantic, no País de Gales.


 

 

 

A jornada naval de 17 mil milhas náuticas da futura rainha está prevista para terminar em junho, com a última escala em Nova York. E mais: Moraes pode derrubar Rumble hoje no Brasil; empresa processa ministro nos EUA. 

 

Perfil


Leonor de Todos os Santos de Bourbon e Ortiz (em castelhano: Leonor de Todos los Santos de Borbón y Ortiz; Madri, 31 de outubro de 2005) é a Princesa das Astúrias e herdeira presuntiva do trono da Espanha.


 

 

 

Filha dos reis Felipe VI e Letizia, nasceu durante o reinado de seu avô, Juan Carlos I, e foi oficialmente proclamada como tal perante as Cortes Gerais em 31 de outubro de 2023, data que marcou seu 18º aniversário.

 

Além de seu papel como futura rainha, ela exerce a presidência honorária da Fundação Princesa das Astúrias e da Fundação Princesa de Girona, instituições que refletem seu compromisso com a cultura e o desenvolvimento social.


 

 

 

Desde a ascensão de seu pai ao trono, em 19 de junho de 2014, Leonor assumiu o título de Princesa das Astúrias, herdando também as designações de Princesa de Girona e Princesa de Viana.

 

Esses títulos são tradicionalmente conferidos aos herdeiros dos antigos reinos de Castela, Aragão e Navarra, que, unidos no século XVI, deram origem à monarquia espanhola moderna. Junto a essas honrarias, ela ostenta os títulos de Duquesa de Montblanc, Condessa de Cervera e Senhora de Balaguer, simbolizando a continuidade histórica da Coroa.


 

 

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia