Eluciana Iris Almeida Cardoso, de 54 anos, é a responsável pelo vídeo que teve grande repercussão nas redes sociais ao constranger uma passageira em um avião. Nas imagens, Eluciana, que é advogada, exige que Jeniffer Castro troque de lugar com um menino, alegando que a criança estava nervosa e precisava do assento na janela.
Ao contrário do que foi especulado inicialmente, o vídeo não foi filmado pela mãe do menino, mas por Eluciana, que também compartilhou as imagens com sua filha, Mary Cardoso, de 24 anos. A filha da advogada foi a responsável por divulgar o vídeo no TikTok, onde rapidamente viralizou.
No vídeo, Eluciana questiona Jeniffer sobre a recusa em ceder o lugar, insinuando que a mulher não tem "empatia" e perguntando se ela teria alguma condição que justificasse a atitude. "Ela não quis trocar com a criança que está nervosa. Só porque não quer trocar de lugar. Perguntei se ela tem alguma síndrome, alguma coisa. Se ela tivesse algum problema, a gente entenderia. Você não tem empatia com as pessoas", diz a advogada.
Eluciana, que tem registro ativo na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), utiliza suas redes sociais para divulgar conteúdos relacionados a nutrição e bem-estar. Além disso, é filiada ao Podemos e já tentou se eleger em pleitos passados: em 2018, disputou uma vaga como deputada federal, mas não teve sucesso. Em 2016, também tentou se eleger vereadora em Belo Horizonte, quando ainda era filiada ao Cidadania (antigo PPS).