menu
12 de Novembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
12 de Novembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

BRASIL Sábado, 09 de Novembro de 2024, 13:54 - A | A

Sábado, 09 de Novembro de 2024, 13h:54 - A | A

EX-MINISTRO

Diplomata José Botafogo Gonçalves morre aos 89 anos

Ele foi ministro da Indústria, Comércio e Turismo entre 1998 e 1999, no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso

 

O diplomata José Botafogo Gonçalves faleceu nesta sexta-feira (8), no Rio de Janeiro, aos 89 anos. Com uma longa e destacada carreira no serviço exterior e em cargos de liderança política, ele foi ministro da Indústria, Comércio e Turismo entre 1998 e 1999, no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Ao longo de sua trajetória, Gonçalves também ocupou importantes funções no Ministério das Relações Exteriores e teve atuação relevante em diversas áreas da diplomacia brasileira. Com informações da Agência Brasil.

 

Nascido em Belo Horizonte, José Botafogo Gonçalves formou-se em Direito e Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e iniciou sua carreira diplomática em 1960. Durante sua trajetória, desempenhou papéis-chave em várias negociações internacionais, destacando-se, entre outras funções, como chefe da Divisão de Política Financeira do Itamaraty, em 1970, e chefe da Divisão de Política Comercial em 1977. Ele também foi membro da delegação brasileira encarregada de renegociar a dívida externa do Brasil, em 1983.

 

Gonçalves representou o Brasil em diversas embaixadas ao redor do mundo, incluindo Moscou, Roma, Santiago, Paris e Bonn. Entre 1991 e 1995, foi Cônsul-geral em Milão, e de 2002 a 2004, ocupou o cargo de embaixador em Buenos Aires, na Argentina. Sua atuação no Mercosul também foi marcante, tendo sido nomeado Embaixador Especial para Assuntos do bloco regional.

 

Além de sua carreira no Itamaraty, José Botafogo Gonçalves presidiu o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), um dos mais influentes think tanks sobre diplomacia na América Latina. A instituição divulgou uma nota de pesar, lamentando a morte do ex-presidente e expressando condolências à família e amigos do embaixador.

 

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores também prestou homenagens a Gonçalves, destacando sua contribuição para a política externa brasileira, tanto no Itamaraty quanto em sua atuação internacional. A nota mencionou ainda sua experiência como vice-presidente de Relações Externas do Banco Mundial, em Washington, entre 1985 e 1987.

 

José Botafogo Gonçalves deixa a esposa Susana, três filhos e sete netos.

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.


Comente esta notícia