Em sua campanha para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), o advogado Dr. Pedro Paulo, representante da Chapa 2, anunciou propostas contundentes com foco na reestruturação financeira da instituição.
Entre as principais mudanças, Pedro Paulo propõe zerar a anuidade para jovens advogados nos três primeiros anos de carreira, uma medida que busca facilitar a inclusão na advocacia e aliviar o início da jornada profissional.
De acordo com Pedro Paulo, os gastos atuais da OAB-MT, especialmente em eventos, festas e passagens aéreas, são excessivos e refletem uma falta de prioridade nos interesses dos advogados.
Ele criticou a gestão atual pela realização de uma festa para celebrar os 90 anos da instituição, onde, segundo ele, "milhões foram gastos" e, além disso, cerca de 40% dos presentes eram magistrados e promotores, em detrimento dos próprios advogados.
“Quando a gente trata de projetos, a gente trata de propósito. A Chapa 2, a qual lideramos, vem para fazer uma nova OAB, uma OAB que se preocupa com os gastos, uma OAB que vai ter responsabilidade com os gastos que são realizados hoje pela atual gestão,” afirmou.
O plano de Pedro Paulo envolve reduzir drasticamente os gastos com eventos e redirecionar esses recursos para iniciativas de apoio à advocacia.
A proposta de anuidade zero para novos advogados é estruturada da seguinte forma: no primeiro ano, a anuidade será totalmente gratuita; no segundo ano, uma taxa simbólica será aplicada; e no terceiro ano, uma taxa igualmente reduzida. “É uma forma que encontramos de incluir a advocacia”, declarou o candidato.
Com estas medidas, Pedro Paulo busca construir uma OAB mais responsável e transparente, promovendo uma gestão que priorize as necessidades e o desenvolvimento da classe advocatícia.