menu
14 de Abril de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
14 de Abril de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

BRASIL Segunda-feira, 07 de Abril de 2025, 14:20 - A | A

Segunda-feira, 07 de Abril de 2025, 14h:20 - A | A

CLIMA E DEFESA CIVIL

Força-tarefa do RJ mobiliza mais de 6,5 mil agentes após fortes chuvas

Estado não registra mortes; ações emergenciais e humanitárias alcançaram Petrópolis, Angra dos Reis e Baixada Fluminense

 

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro realizaram 568 atendimentos desde sexta-feira (4), em resposta às fortes chuvas que atingiram diversas regiões do estado. Para prevenir e mitigar os danos, o governo estadual mobilizou uma força-tarefa com mais de 6,5 mil agentes atuando em todo o território fluminense.

 

Durante a operação, 81 pessoas foram atendidas, sem casos graves. As equipes também registraram 37 alagamentos, 18 deslizamentos de terra, 313 cortes de árvores e 174 resgates de animais.

 

O governador Cláudio Castro (PL) acompanhou de perto os trabalhos em Petrópolis, na Região Metropolitana, onde foi montada uma base descentralizada de monitoramento no Quartel dos Bombeiros da cidade.

 

“O trabalho realizado preventivamente pela nossa força-tarefa fez toda a diferença no desfecho desses três dias de fortes chuvas. Não tivemos nenhum registro de óbito”, destacou o governador em nota. “Seguimos em contato com as prefeituras e acompanhando a previsão do tempo. Nossos equipamentos e nossa força humana seguem de prontidão para atender os municípios que necessitem de ajuda.”

 

Ações por cidade

Além de Petrópolis, outras bases provisórias foram instaladas em Angra dos Reis (no Quartel dos Bombeiros) e na Baixada Fluminense (no Batalhão da Polícia Militar de Mesquita).

 

Em Duque de Caxias, também na Baixada, o programa Limpa Rio, coordenado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), promoveu a limpeza de rios, canais e ruas alagadas. A ação mobilizou oito caminhões, três retroescavadeiras e uma escavadeira, removendo 150 metros cúbicos de sedimentos.

 

Já em Angra dos Reis, uma das cidades mais afetadas, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos distribuiu 2 mil cestas básicas, colchões e kits de limpeza e higiene em uma ação humanitária.

 

No momento, a previsão do tempo indica chuva fraca a moderada em áreas da Costa Verde, Região Serrana, Capital, Baixada Fluminense, Região Metropolitana e Norte do estado.

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia