No calor do debate político nacional, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltaram a ocupar a Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo (6), em mais uma manifestação pelo pedido de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro.
O protesto chamou a atenção pelo uso simbólico de um caixão, decorado com a cabeça de um manequim representando o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A peça teatral foi acompanhada de cartazes com as frases “Anistia Já” e “Perdeu, mané”, em clara crítica ao ministro, considerado por bolsonaristas como símbolo de autoritarismo judicial.
Além disso, os manifestantes também relembraram o caso de Débora Rodrigues dos Santos, que ficou conhecida por ter pichado com batom a estátua da Justiça em frente ao STF.
Ela atualmente cumpre prisão domiciliar, após passar mais de dois anos em prisão preventiva. Cartazes e batons foram usados como forma de apoio a ela..
As ações integram uma crescente mobilização da direita, que tem se intensificado nos últimos meses, tanto nas redes quanto nas ruas.
A manifestação deste domingo reforça a divisão que ainda marca o cenário político brasileiro e mostra que o apoio ao ex-presidente segue forte entre seus seguidores mais fiéis.