Um caminhão-tanque carregado com etanol tombou e explodiu por volta das 13h30 deste domingo (6), no km 233 da BR-101, em Palhoça, região da Grande Florianópolis (SC). A explosão gerou um incêndio de grande proporção, que se alastrou rapidamente e atingiu 22 carros de passeio e três carretas, segundo informações do Corpo de Bombeiros.
Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas, entre elas o motorista do caminhão e sua esposa, que sofreram queimaduras nos braços e pernas. Ambos foram levados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Pinheira. Outras três vítimas também foram socorridas pela equipe da concessionária Arteris Litoral Sul.
Imagens registradas por motoristas e divulgadas nas redes sociais mostram cenas de pânico: condutores abandonando seus veículos e correndo pela estrada em meio às labaredas. O fogo se espalhou com rapidez, consumindo os veículos estacionados e trafegando próximos ao ponto do acidente.
A rodovia foi totalmente interditada nos dois sentidos, sem previsão de liberação até o momento. Segundo a Arteris, os congestionamentos já ultrapassam quatro quilômetros no sentido Porto Alegre e cinco quilômetros no sentido Curitiba.
O Corpo de Bombeiros permanece no local realizando o trabalho de rescaldo. Viaturas de cidades vizinhas foram mobilizadas para reforçar o atendimento. Durante a operação, os bombeiros retiraram da zona de risco um carro que carregava explosivos, o que aumentava o potencial destrutivo do incêndio. Uma “linha de defesa” foi criada para evitar que o fogo atingisse outras cargas inflamáveis.
Assista aqui às imagens impressionantes do acidente.