menu
03 de Janeiro de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
03 de Janeiro de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

BRASIL Quarta-feira, 30 de Outubro de 2024, 10:55 - A | A

Quarta-feira, 30 de Outubro de 2024, 10h:55 - A | A

FALSIFICAÇÃO DE DADOS

PF investiga falsificação de dados de Lula no sistema de filiação partidária do TSE

A operação apura a filiação indevida do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Partido Liberal em julho de 2023

 

A Polícia Federal deu início, nesta quarta-feira,30, à Operação Infiliatio, que visa esclarecer a inserção de informações falsas no Sistema de Filiação Partidária (FILIA) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

 A operação apura a filiação indevida do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Partido Liberal em julho de 2023. 

 

Como parte da investigação, policiais federais cumprem um mandado de busca e apreensão no Mato Grosso do Sul.

 

As investigações começaram após o TSE registrar uma denúncia criminal, identificando a presença do nome de Lula nos quadros do Partido Liberal sem o seu consentimento.

 

 Segundo informações preliminares, o ato foi realizado por meio de um pedido de filiação fraudulento, utilizando dados falsos do Presidente da República, que passou pelos processos de moderação do partido antes de chegar ao sistema do Tribunal.

 

O sistema FILIA, que regulamenta o cadastro de novos filiados, exige que os interessados preencham um formulário online, incluindo documentos pessoais, selfie, dados de contato e confirmação dos termos de uso. 

 

Todo o procedimento de filiação segue normas estabelecidas pela Resolução nº 23.596, de 2019, do TSE.

 

Os responsáveis podem enfrentar acusações de invasão de dispositivo informático, falsidade ideológica e uso de falsa identidade.

 

 As autoridades ainda buscam esclarecer a motivação por trás da fraude e verificar se há outras tentativas de falsificação em andamento.

 

As investigações seguem em curso, com a PF buscando identificar os responsáveis pela manipulação dos dados e averiguar possíveis ramificações do esquema.

 
 
 
 
 
 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia