menu
15 de Abril de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
15 de Abril de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

CIDADES Domingo, 13 de Abril de 2025, 10:12 - A | A

Domingo, 13 de Abril de 2025, 10h:12 - A | A

PERIGO DOMÉSTICO

Cuiabá registra aumento de 61% nos acidentes com animais peçonhentos

Só em março, foram 114 casos — a maioria envolvendo escorpiões; regiões de expansão urbana concentram maior número de ocorrências

 

Cuiabá registrou um aumento expressivo nos acidentes com animais peçonhentos nos primeiros três meses de 2025. De janeiro a março, foram 343 ocorrências notificadas, segundo dados da Vigilância em Saúde. O número representa uma alta de 61,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

 

A média semanal de casos saltou de 14,2 em 2024 para 24,6 neste ano. Março foi o mês com maior número de notificações até agora, totalizando 114 registros — 73 causados por escorpiões, 9 por aranhas, 2 por serpentes e 12 por outros tipos de animais, incluindo um caso atípico envolvendo uma lagarta de classificação moderada na região do bairro Sucuri.

 

A maioria dos acidentes ocorreu com moradores da capital: foram 96 vítimas residentes e 18 de fora do município, mostrando também uma leve redução de casos envolvendo pessoas de outras cidades em comparação ao mesmo mês do ano anterior.

 

A escalada nos registros vem se mantendo desde janeiro, quando houve 128 notificações. Em fevereiro, foram 101. Além dos números absolutos, chama atenção a mudança no mapa de incidência: os bairros da Grande Morada da Serra, Residencial Coxipó e Despraiado continuam liderando os casos, mas o avanço para regiões periféricas e áreas de expansão urbana nas zonas oeste e sul da cidade tem preocupado os técnicos da Vigilância.

 

O crescimento dos casos em áreas urbanizadas recém-formadas sugere um desequilíbrio ambiental e reforça a importância de medidas de prevenção — como a eliminação de entulhos, vedação de frestas em residências e cuidado redobrado em quintais e terrenos baldios.

 

O boletim epidemiológico ainda destaca que, com exceção das semanas 07 e 14, todas as Semanas Epidemiológicas de 2025 registraram mais acidentes do que no mesmo período de 2024.

 

A orientação é que, em caso de acidente, a pessoa procure imediatamente uma unidade de saúde. Mesmo ocorrências aparentemente leves podem trazer riscos, especialmente em grupos vulneráveis como crianças e idosos.

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

 

Comente esta notícia