LASAI
⭐️⭐️Michelin
Jantar nesse restaurante, com apenas 10 assentos, é como assistir a um espetáculo, mas com a ideia de que… vai vivenciá-lo na primeira fila!
A cozinha, silenciosa no início, torna-se vibrante à medida que começam a trabalhar, criando interações constantes entre o chef Rafa Costa e Silva e os comensais.
O menu degustação surpresa, próprio de uma cozinha moderna, começa com diversos aperitivos e destaca-se por seus pratos de vegetais (cozidos com perfeição em base a produtos ecológicos sazonais de suas hortas em Itanhangá e Vale das Videiras) e tem a opção de ser desfrutado com uma fantástica harmonização de vinhos.
E o que significa Lasai? Significa "tranquilo" em euskera e faz alusão ao período de formação que o chef passou no premiado Mugaritz (Errentería, Espanha).
É preciso fazer reserva e ser pontual, pois todos os clientes começam a experiência ao mesmo tempo!
Serviço:
Largo dos Leões, 35.
Humaitá, Rio de Janeiro.
Reservas:
(21) 3449-1834
Atendimento
De terça a sexta, das 20h às 22h30; sábado, das 19h às 22h30.
OTEQUE
⭐️⭐️Michelin
Um grande templo da gastronomia carioca!
Passar pela grade de sua discreta fachada significa deixar para trás a agitação da vida cotidiana, pois adentra a um espaço com pé direito altíssimos onde o passado convive com a mais moderna vanguarda. O salão principal, que tem um certo ar industrial, já que mantém suas paredes de tijolos vermelhos desgastados, é presidido por seis grandes mesas redondas e uma alongada especial, para no máximo cinco pessoas, localizada em frente à cozinha aberta.
Chef Alberto Landgraf
O famoso chef Alberto Landgraf, agora imerso em várias colaborações internacionais, aposta por um único menu surpresa que varia a cada estação, com alguns pratos substituídos diariamente, com base nos melhores produtos frescos disponíveis.
Suas marcas registradas?
Simplicidade e naturalidade, exaltando tanto as raízes brasileiras como a transparência de cada sabor (um bom exemplo seria seu espetacular Atum bluefin com maionese de peixe e caviar osetra).
Serviço:
Rua Conde de Irajá, 581.
Botafogo, Rio de Janeiro.
Reservas:
(21) 3486-5758
Atendimento:
De terça a sábado, no jantar.
OCYÁ
Pescador, mergulhador e chef, Gerônimo Athuel é referência quando o assunto é frutos do mar.
Sua prioridade é ressaltar a importância da pesca consciente, seletiva e artesanal, além de se dedicar intensamente a pesquisas sobre técnicas de conservação, maturação e uso integral de peixes e frutos do mar, priorizando aqueles que costumam ser descartados.
O chef, que já possui um estabelecimento na Ilha Primeira, traz a sua proposta para a Zona Sul, em um espaço completamente exclusivo.
Com uma decoração moderna, muita luz natural e uma câmara de maturação envidraçada com fileiras de peixes suspensos, que enfatiza o conceito do local.
Lula na brasa recheada com cebola, tomate e manjericão fresco
No menu, há opções incríveis, desde charcutaria do mar até peixes na brasa, fritos e crus, que encantam o paladar com técnicas apresentadas de forma habilidosa e sabores surpreendentes!
Serviço:
Ilha Primeira.
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
Reservas:
(21) 97286-1250
Atendimento:
Abre quartas e quintas, das 12h às 18h. Sextas e sábados, das 12h às 22h. Domingos, das 12h às 18h.
ORO
⭐️⭐️Michelin
Uma daquelas casas que, com certeza, todo gastrônomo deveria conhecer!
A sintonia formada entre o chef Felipe Bronze e a sommelier Cecilia Aldaz funciona maravilhosamente bem, com grandes doses de amabilidade.
Nesse encantador e elegante restaurante, a uma quadra da praia do Leblon, a proposta busca fusionar as raízes brasileiras com a gastronomia de vanguarda, o que se reflete nos menus Afetividade e Criatividade (com dois ou quatro pratos principais, respectivamente), que pretendem homenagear as diferentes regiões do país.
A cozinha encontra-se no andar superior, portanto, o movimento estudado de bandejas que sobem e descem é quase constante.
O que nos chamou a atenção?
Acima de tudo, a criatividade das entradas, como a magnífica Ostra coberta com granizado de jabuticaba, ou a seleção posterior de petiscos para comer com as mãos, alguns crocantes, outros brasileiros e vários de inspiração nipônica.
Serviço:
Avenida General San Martin, 889.
Leblon, Rio de Janeiro.
Reservas:
(21) 98596-2230
Atendimento:
Abre de terça a sexta das 19h às 23h; sábados das 13h às 15h, e das 19h às 23h.
HARU ICHIBAN
A paixão do chef e proprietário Menandro Rodrigues pela culinária japonesa é o que impulsiona as atividades deste acolhedor estabelecimento em Copacabana.
No térreo, há mesas na calçada com um serviço descontraído, enquanto no andar superior encontra-se um salão decorado em estilo nipônico, com um imponente balcão em frente à cozinha e mesas distribuídas nos diversos ambientes.
O chef segue a filosofia japonesa "Kaisen" (que significa melhora contínua) e dedica cuidado especial tanto ás técnicas empregadas quanto aos produtos adquiridos diretamente dos pescadores locais.
A oferta é apresentada em um menu Omakase, ou opções de Sushi, Sashimi, Combinados especiais e tradicionais... Além de uma ampla seleção de saquês que pode ser apreciada em doses para degustação!
Serviço:
Rua Raimundo Correia, 10.
Copacabana, Rio de Janeiro.
Reservas:
(21) 2547-6867
Atendimento:
De terça-feira a domingo das 11h30 às 16h e das 18h às 23h59.
Fecha todo primeiro domingo do mês.
Fernando Bicudo
Publicitário entusiasta da Gastronomia e da missão de informar e contextualizar sobre o que realmente importa em uma bela mesa.
Instagram: @prosaecozinha
YouTube: Prosa e Cozinha