Por Fernando Bicudo*
Um pedaço da rica gastronomia da Louisiana em cada refeição.
E de forma rápida.
Assim são todos os itens oferecidos pelo cardápio da rede americana Popeyes®, que oferece um toque especial de preparação ao estilo sulista americano.
Por isso, a Popeyes® distingue-se no mercado com um cardápio exclusivo de uma culinária exótica, com frango picante e camarão frito, entre outros itens regionais da cidade de Nova Orleans.
Em outubro de 2018 a rede anunciou seu ingresso no mercado brasileiro com a inauguração de uma loja na praça de alimentação do Shopping Metrô Itaquera, na cidade de São Paulo.
A rede Popeyes® desembarcou no Brasil acreditando, além do potencial do mercado de frango, que é a proteína mais consumida no país, que a tradição da cultura da cozinha da Louisiana, que incorpora a paixão pela comida combinando ingredientes de alta qualidade, frescos e de sabor marcante, seria muito bem recebida em todo o país, trazendo aos brasileiros pratos de alta qualidade e sabor, feitos sem pressa, mas servidos com rapidez. Para permanecer fiel à herança da marca na Louisiana, mas também atender às preferências do público brasileiro, um cardápio local foi desenvolvido com algumas adaptações de itens, incluindo sanduíches e sobremesas.
O sucesso da Popeyes® no país foi tanto, que atualmente a rede possui mais de 75 lojas.
A rede Popeyes® se diferencia por um exclusivo cardápio ao estilo de Nova Orleans, que é a região de culinária mais rica dos Estados Unidos, com frango temperado picante, camarões fritos (marinados em ervas da Louisiana e empanados com uma receita exclusiva) e outros itens regionais, como sanduíches, saladas, acompanhamentos com temperos cajun e creole (típicos da Louisiana) e deliciosas sobremesas.
Além de seu frango frito empanado, um de seus carros-chefe é o sanduíche CHICKEN PO’BOY (dois tenros pedaços de frango empanado em uma baguete francesa, com alface, picles e maionese).
A rede também serve pratos familiares com 8, 12 ou 16 pedaços de frango, acompanhamentos e deliciosos biscoitos quentes.
O tradicional frango frito com assinatura da Popeyes® - sempre fresco e não congelado - é marinado por pelo menos 12 horas, depois, empanado à mão para garantir mais sabor e crocância em cada pedaço.
Mais recentemente, no início de 2023, a Popeyes® se uniu com Henrique Fogaça, um dos chefs de cozinha mais renomados e populares do país.
Essa junção inédita destaca os atributos que tornam o sabor do famoso frango frito da Popeyes® intenso, inconfundível e único, inspirado na culinária da Louisiana, além de reforçar o DNA culinário da marca.
O chef foi protagonista de uma campanha que reforça as etapas de preparo do melhor frango frito que o consumidor ainda não comeu.
O filme traz uma inversão de papeis: Henrique Fogaça pela primeira vez como um consumidor ao invés de um chef.
Ele é apresentado como um consumidor exigente e perfeccionista, assim como é em sua profissão, mas é lembrado pela atendente que, naquela cozinha, ele não é mais o chef, já que Popeyes® tem sua receita e técnica de preparo para garantir sempre a mesma qualidade e sabor dos produtos.
A primeira loja da Popeyes chegou a Cuiabá em dezembro de 2024 e já está fazendo história, com tanto sucesso e procura.
Popeyes Shopping Estação Cuiabá
Av. Miguel Sutil, 9300
Loja 030 28
Fernando Bicudo é Publicitário entusiasta da Gastronomia e da missão de informar e contextualizar sobre o que realmente importa em uma bela mesa.
Instagram: @prosaecozinha
YouTube: Prosa e Cozinha