menu
02 de Janeiro de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
02 de Janeiro de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

GERAL Segunda-feira, 11 de Novembro de 2024, 13:35 - A | A

Segunda-feira, 11 de Novembro de 2024, 13h:35 - A | A

VEJA NOTA

Hospital São Mateus responde à Unimed Cuiabá e esclarece motivos da suspensão de atendimentos

O Hospital São Mateus informou que já enviou mais de 10 notificações extrajudiciais à Unimed ao longo de 2024, advertindo sobre possíveis suspensões caso os descumprimentos de contrato persistissem.

 

O Hospital e Maternidade São Mateus, em resposta ao comunicado da Unimed Cuiabá sobre a suspensão temporária de atendimentos, vem a público esclarecer as reais razões por trás da medida, negando que esta tenha ocorrido sem aviso prévio e atribuindo a situação a descumprimentos contratuais da operadora de saúde.

 

De acordo com a administração do hospital, as declarações da Unimed Cuiabá, que indicam que o São Mateus teria suspendido os atendimentos por discordâncias com a Tabela LPM (Lista de Procedimentos e Materiais), distorcem os fatos. Segundo o hospital, ele tem seguido, embora com ressalvas, as tabelas de preços estabelecidas unilateralmente pela Unimed desde julho de 2023. Além disso, o São Mateus informou que já enviou mais de 10 notificações extrajudiciais à Unimed ao longo de 2024, advertindo sobre possíveis suspensões caso os descumprimentos de contrato persistissem.

 

O hospital explica que a decisão de interromper temporariamente os atendimentos foi motivada pela "impossibilidade de manter a adequada prestação dos serviços" devido a uma série de práticas que comprometem seu funcionamento, incluindo:

  • Inadimplência da Unimed em relação a obrigações financeiras;
  • Aplicação de glosas indevidas e descontos unilaterais;
  • Exigências de cumprimento de um contrato que o hospital não assinou;
  • Pendente pagamento de análises clínicas e serviços laboratoriais;
  • Constantes ameaças de rescisão contratual caso o hospital tome medidas para assegurar seus direitos.

 

Disposição ao Diálogo e Defesa da Qualidade Assistencial

O Hospital São Mateus enfatiza que permanece aberto à negociação com a Unimed Cuiabá e está comprometido em encontrar soluções que permitam a continuidade dos serviços aos beneficiários, desde que as bases contratuais sejam discutidas e formalizadas de maneira transparente e respeitosa, conforme exige a legislação. O hospital destaca ainda que seu foco é garantir a qualidade assistencial e manter o compromisso com uma saúde humanizada e de alta tecnologia para seus pacientes.

"Temos empenhado esforços para que o contrato com a Unimed Cuiabá seja economicamente equilibrado, buscando um relacionamento sustentável, sempre priorizando o bem-estar dos beneficiários. No entanto, é essencial que a operadora cumpra suas obrigações, como previsto no contrato", afirma a direção do São Mateus.

 

Cumprimento da Determinação Judicial

Por fim, o hospital informa que vem seguindo rigorosamente as determinações judiciais relativas ao contrato com a Unimed e que continuará observando as diretrizes da Justiça. O Hospital São Mateus reforça seu compromisso com a transparência e responsabilidade para com a população atendida, enquanto espera uma resolução satisfatória para o impasse.

A comunidade médica e os pacientes aguardam, agora, um posicionamento da Unimed Cuiabá que possibilite o restabelecimento do atendimento, garantindo estabilidade e confiança para ambas as partes e, principalmente, para os usuários dos serviços de saúde.

 

Nota Oficial

O Hospital e Maternidade São Mateus vem a público esclarecer, de forma objetiva e transparente, os fatos relacionados ao comunicado recentemente emitido pela Unimed Cuiabá acerca da suspensão temporária dos atendimentos por parte deste Hospital.

No comunicado divulgado, a Unimed Cuiabá distorce os fatos ao alegar que o Hospital São Mateus teria suspendido os atendimentos aos seus beneficiários por discordâncias em relação à Tabela LPM, e que a interrupção temporária teria ocorrido sem aviso prévio. Tais afirmações são totalmente
infundadas uma vez que o Hospital São Mateus tem acatado, ainda que sob protestos, as tabelas de preços que, desde julho de 2023, estão sendo unilateralmente impostas pela operadora, além do que, ao longo de 2024, já encaminhou mais de 10 (dez) notificações extrajudiciais advertindo a operadora de que a manutenção dos descumprimentos contratuais poderia conduzir à suspensão dos atendimentos, como via de sustar os severos prejuízos operacionais, assistenciais e financeiros decorrentes do comportamento inadimplente da Unimed Cuiabá.

 

Portanto, a verdadeira razão por trás da interrupção temporária dos atendimentos reside na total impossibilidade de manter a adequada prestação dos serviços, diante dos recorrentes descumprimentos contratuais praticados pela Unimed Cuiabá, dentre estes, o inadimplemento reiterado das obrigações financeiras, glosas indevidas, deflatores (descontos) unilaterais e arbitrários, exigência da execução de um contrato jamais assinado pelo Hospital, pendência de pagamento dos serviços de análises clínicas e laboratórios, além de constantes ameaças relacionadas à rescisão contratual em caso do Hospital vir a adotar medidas com vias a proteger seus direitos.

O Hospital informa que mantém o canal aberto de negociação com a Unimed Cuiabá para a manutenção das condições do contrato vigente, com vias a garantir aos milhares de beneficiários da operadora a continuidade da prestação de um serviço à saúde humanizado, com qualidade, resolutividade e alta tecnologia. Este Prestador permanece, como sempre esteve, disposto a empenhar um diálogo construtivo junto a Unimed Cuiabá e considerar eventuais mudanças nas bases contratuais vigentes, desde que tais alterações sejam previamente discutidas, aprovadas e formalizadas por ambas as partes, conforme determina a legislação vigente.

 

No entanto, é necessário que a Unimed Cuiabá mantenha o estrito cumprimento de suas obrigações contratuais, as quais vêm sendo, há anos, negligenciadas. O Hospital ressalta que diversas foram e são as tentativas (até então infrutíferas) no sentido de se equacionar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato, que segue sucumbindo as imposições da operadora, pelo que se aguarda que esta tome as urgentes e necessárias medidas tanto por nós requeridas para a permanência do longo relacionamento mantido entre as partes, sempre prezando pela saúde dos seus beneficiários.

Por fim, o Hospital reitera que tem cumprido a determinação judicial com fiel rigor às disposições nela contidas, comprometendo-se a permanecer, como sempre esteve, na correta observância das diretrizes da Justiça.


HOSPITAL E MATERNIDADE SÃO MATEUS
DIRETORIA

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia