menu
18 de Setembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
18 de Setembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

JUDICIÁRIO Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024, 08:43 - A | A

Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024, 08h:43 - A | A

ALERTA

Golpistas falsificam documentos judiciais para extorquir produtores rurais em MT

 

Produtores rurais de Mato Grosso estão sendo vítimas de um novo esquema de estelionato, no qual golpistas falsificam documentos judiciais para exigir o pagamento de multas ambientais inexistentes.

 

O golpe, que utiliza papéis timbrados com brasões e linguagem técnica do Poder Judiciário, tem enganado vítimas ao apresentar falsas decisões e ofícios que simulam cobranças legítimas.

 

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso, situado no Centro Político e Administrativo do estado, alerta que criminosos estão enviando notificações falsas por meio de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, exigindo o pagamento imediato de multas.

 

Uma dessas vítimas foi o marido da advogada Edilamar Rampanelli, de Comodoro, que recebeu uma cobrança de R$ 58.989,71, ameaçando prisão em flagrante e multa diária caso o valor não fosse pago em 24 horas.

 

Desconfiado ao perceber que o pagamento deveria ser feito por meio de uma chave Pix em nome de uma pessoa física, o produtor rural investigou o nome do suposto juiz e descobriu que ele não existia no Tribunal de Justiça.

 

O juiz Marcelo Sousa Melo Bento de Resende, da 2ª Vara Criminal de Barra do Garças, reforçou que o golpe pode facilmente enganar pessoas que não estão familiarizadas com o sistema judicial.

 

Ele recomenda que qualquer pessoa abordada dessa forma deve consultar um advogado de confiança ou contatar diretamente a secretaria da vara mencionada para verificar a veracidade da cobrança.

 

As autoridades pedem que todas as tentativas de golpe sejam denunciadas imediatamente, registrando boletins de ocorrência para auxiliar nas investigações e coibir a prática.

 
 

 

 

Comente esta notícia