A concorrência pela vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), referente ao quinto constitucional, está marcada por uma disputa histórica no Ministério Público Estadual (MPE).
Oito mulheres e um homem inscreveram-se para concorrer ao posto deixado pelo desembargador Paulo da Cunha, que se aposentou após completar 75 anos.
Entre os candidatos estão as promotoras Ana Luiza Avila Peterlini de Souza, Lindinalva Correia Rodrigues, Januária Dorilêo, Valnice Silva dos Santos, Fernanda Pawelec Vasconcelos, Maria Fernanda Corrêa da Costa, Sasenazy Soares da Rocha Daufenbach e a procuradora Eunice Helena Rodrigues de Barros.
O único candidato masculino é Wesley Sanches Lacerda, chefe do Núcleo de Ações de Competências Originárias (Naco), considerado o nome mais cotado para a vaga, devido à sua articulação para o posto desde o ano passado.
A vaga foi aberta após a aposentadoria do desembargador Paulo da Cunha no final de agosto. As inscrições encerraram-se na terça-feira,10, e agora os nomes dos candidatos serão analisados pelo Conselho Superior do MPE, que formará uma lista sêxtupla a ser enviada ao Tribunal de Justiça.
O TJ, por sua vez, reduzirá a lista a três nomes, que serão submetidos ao governador Mauro Mendes para a escolha final.
jose carlos da cruz 11/09/2024
É preciso mudar o critério de escolha. Os interessados deveriam prestar concurso ao inves de serem nomeados pelo chefe do executivo. Ficar devendo favor pela escolha tolhe a independencia que deve ter o juiz, s.m.j.
1 comentários