menu
26 de Setembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
26 de Setembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

JUDICIÁRIO Quarta-feira, 25 de Setembro de 2024, 13:47 - A | A

Quarta-feira, 25 de Setembro de 2024, 13h:47 - A | A

DIREITO DE RESPOSTA

Justiça concede direito de resposta a Botelho após "Fake News" de Lúdio

As publicações inverídicas, que circularam no Instagram, alegavam falsamente que Botelho confessou envolvimento na Operação Bereré, o que, segundo a Justiça, nunca ocorreu

 

 O juiz Moacir Rogério Tortato, da 1ª Zona Eleitoral, concedeu dois direitos de resposta ao candidato a prefeito Eduardo Botelho (União Brasil) após a divulgação de fake news por seu adversário Lúdio Cabral (PT).

 

As publicações inverídicas, que circularam no Instagram, alegavam falsamente que Botelho confessou envolvimento na Operação Bereré, o que, segundo a Justiça, nunca ocorreu.

 

A decisão judicial determinou que Botelho poderá utilizar duas vezes o feed do Instagram de Lúdio para desmentir as acusações.

 

As publicações de Lúdio, que já haviam sido removidas, alegavam que Botelho era réu confesso e havia desviado dinheiro do Detran, informações que o juiz classificou como “sabidamente inverídicas”.

 

Na sentença, o juiz destacou que Lúdio manipulou gravemente os fatos, ofendendo a honra de Botelho.

 

“A confissão atribuída ao candidato não passa de uma deturpação maliciosa, gerando uma percepção distorcida entre os eleitores,” afirmou Moacir Rogério Tortato.

 

O direito de resposta ficará disponível no feed de Lúdio Cabral pelo dobro do tempo que as postagens originais permaneceram no ar.

 

A Justiça considerou que o impacto das fake news prejudica não só a imagem de Botelho, mas também o direito do eleitor à verdade.

 

 

Comente esta notícia