menu
18 de Setembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
18 de Setembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

JUDICIÁRIO Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024, 13:17 - A | A

Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024, 13h:17 - A | A

MAIORIA MULHER

Ministério Público de MT define lista sêxtupla para vaga de desembargador com maioria feminina

 

Na manhã desta segunda-feira,16, o Conselho Superior do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) formou a lista sêxtupla de candidatos ao Quinto Constitucional para desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

 

Em um momento histórico, cinco mulheres e apenas um homem foram selecionados, destacando o papel feminino na disputa.

 

As procuradoras e promotoras de Justiça Eunice Helena Rodrigues de Barros, Lindinalva Correia Rodrigues e Sasenazy Soares da Rocha Daufenbach foram as mais votadas, recebendo 8 votos cada.

 

O promotor Wesley Lacerda, chefe do Núcleo de Ações de Competências Originárias, também recebeu 8 votos, mas ficou em quarto lugar devido a critérios de antiguidade.

 

Completam a lista as promotoras Valnice Silva dos Santos, com 7 votos, e Ana Luiza Ávila Peterlini de Souza, que recebeu 6 votos, entrando na lista também por antiguidade.

 

Agora, cabe ao TJMT analisar os nomes e escolher três candidatos, que serão posteriormente enviados ao governador Mauro Mendes (União) para a escolha final do novo desembargador.

 

Esta seleção ocorreu em meio a um debate acirrado sobre equidade de género, uma vez que o MP mato-grossense recentemente rejeitou uma proposta de paridade.

 

Embora houvesse a expectativa de uma lista composta exclusivamente por mulheres, o conselho optou por uma composição mista.

 

A vaga surgiu após a aposentadoria compulsória do desembargador Paulo da Cunha, que completou 75 anos no último dia 30 de agosto.

 

 

 

Comente esta notícia