menu
26 de Novembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
26 de Novembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

JUDICIÁRIO Terça-feira, 26 de Novembro de 2024, 09:04 - A | A

Terça-feira, 26 de Novembro de 2024, 09h:04 - A | A

OPERAÇÃO

Operação da PF foi autorizada pelo ministro do STF; desembargadores, advogados, lobistas empresários e assessores também são alvos

Além disso, também é investigado o vazamento de informações sigilosas, incluindo detalhes de operações policiais

 

A Polícia Federal deflagrou a operação Sisamnes, autorizada pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), para investigar um suposto esquema de venda de sentenças envolvendo desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

 

A operação cumpre mandados de busca e apreensão nas casas e gabinetes dos desembargadores afastados João Ferreira Filho e Sebastião de Moraes Filho, além de outros alvos como advogados, lobistas, empresários e assessores.

 

A apuração aponta que os magistrados estariam recebendo vantagens financeiras e presentes de alto valor para proferir decisões favoráveis a partes interessadas em processos judiciais.

 

Além disso, também é investigado o vazamento de informações sigilosas, incluindo detalhes de operações policiais.

 

A Polícia Federal também cumpriu mandado no escritório do advogado Roberto Zampieri, assassinado em 2023, que teria desempenhado papel no esquema.

 

Em agosto deste ano, João Ferreira Filho e Sebastião de Moraes Filho foram afastados do TJMT e estão sendo investigados por envolvimento em um esquema organizado de venda de decisões judiciais.

 

A medida foi determinada pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, que também autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos envolvidos, incluindo servidores do tribunal.

 

A investigação segue em andamento, com graves implicações para o sistema judiciário de Mato Grosso.

 

 

Comente esta notícia