O âncora Luiz Megale, da BandNews FM, analisou durante a manhã desta quinta-feira (10) o recúo do presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, sobre o 'tarifaço global' a produtos estrangeiros.
Ontem, o republicano suspendeu por 90 dias o 'tarifaço' para os países que foram mais afetados pela medida, e elevou a taxação contra a China, de 104% para 125%.
Trump, no entanto, sinalizou que não prevê novo aumento nas tarifas para os chineses e disse ter certeza de que conseguirá fechar "um bom acordo" com o gigante asiático.
Para Megale, Trump "passou vergonha" ao recuar e querer passar a imagem de que foi uma "jogada de mestre" de alguém que domina a arte da negociação.
"Ninguém cedeu um milímetro. Quem cedeu foi Trump, em relação a todas as tarifas aplicadas a todos os países, com exceção da China. [...] Era assustadora a quantidade de dinheiro que estavam perdendo, as empresas americanas", pontuou.
Nos últimos dias, empresas como a Apple perderam bilhões de dólares em valor de mercado. Bilionários como Jeff Bezos, Mark Zuckerberg e Elon Musk até US$ 100 bilhões. "A Tesla era a empresa mais valiosa do Musk, não é mais. Agora é a SpaceX", informou.
"Ele quer fazer pegar a tese de que tudo isso foi uma grande estratégia, de um grande negociador. Foi ele que passou vergonha nessa situação toda. Os chineses não tem como parte de sua personalidade como povo, recuar. Não existe pressão sobre o partido comunista. [...] Trump foi longe demais. Foi um tiro no pé do presidente americano", concluiu.