A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Eleitoral cumpriram, nesta sexta-feira,08, quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Brasnorte e Cuiabá.
A operação, batizada de Fallere, investiga o vazamento de vídeos íntimos do delegado Eric Fantin (PL), que concorreu e perdeu a eleição para prefeito em Brasnorte nas eleições de 2024.
As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Eleitoral de Garantias do Núcleo II e têm como objetivo coletar provas que possam identificar os responsáveis pela produção e disseminação dos vídeos, que foram amplamente divulgados na internet.
Durante as buscas na residência de um dos investigados, os agentes federais apreenderam três celulares, uma pistola, diversas munições e uma quantia de R$ 100 mil em espécie.
O suspeito foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, e uma nova investigação foi aberta para apurar a origem do dinheiro encontrado.
A operação Fallere que significa "ludibriar" em latim faz alusão à estratégia supostamente utilizada pelos envolvidos para enganar o candidato.
Segundo informações preliminares, eles teriam simulado um relacionamento com Fantin para gravar as cenas íntimas e comprometer sua imagem durante a campanha eleitoral.
A ação continua em curso para coletar mais provas e identificar possíveis outros envolvidos na divulgação dos conteúdos nas redes sociais.