O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), compareceu nesta quarta-feira (6) à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para buscar apoio dos deputados estaduais com o objetivo de assegurar recursos via emendas parlamentares para infraestrutura da capital, em especial pavimentação asfáltica. Durante a campanha, os parlamentares se comprometeram a destinar emendas para a cidade caso Brunini fosse eleito, com a promessa de direcionar R$ 5 milhões cada um para asfaltar 100% de Cuiabá.
A promessa de asfaltar todas as ruas da capital foi originalmente feita pelo presidente da ALMT, Eduardo Botelho (União Brasil), que ficou em terceiro lugar na eleição municipal. Essa proposta também foi apoiada publicamente pelo governador Mauro Mendes (União Brasil) durante os programas eleitorais.
Além da infraestrutura, Brunini articula com a bancada federal para destinar até R$ 100 milhões em emendas para a saúde pública de Cuiabá. "Com as emendas individuais e de bancada, podemos chegar a esse montante e impulsionar projetos que melhorem o atendimento de saúde", destacou o prefeito eleito.
As emendas parlamentares são discutidas no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA), que define as receitas e despesas do Estado para o próximo ano e, posteriormente, depende da sanção do governador para entrar em vigor.