menu
02 de Janeiro de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
02 de Janeiro de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA MT Quinta-feira, 31 de Outubro de 2024, 10:25 - A | A

Quinta-feira, 31 de Outubro de 2024, 10h:25 - A | A

ELEIÇÃO ANTECIPADA DA MESA

Botelho pode permanecer na mesa diretora em 2025: STF analisará legalidade da eleição

Segundo a PGR, o pleito, realizado em agosto, violou o princípio da contemporaneidade, uma vez que a eleição foi considerada muito antecipada em relação ao início do mandato

 

O deputado estadual Eduardo Botelho (União) poderá manter um cargo de destaque na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso em 2025, apesar de uma derrota eleitoral recente na capital.

 

Essa possibilidade surgiu após a Procuradoria-Geral da República (PGR) questionar no Supremo Tribunal Federal (STF) a eleição antecipada que elegeu Max Russi (PSB) como presidente da Assembleia para o próximo mandato.

 

Segundo a PGR, o pleito, realizado em agosto, violou o princípio da contemporaneidade, uma vez que a eleição foi considerada muito antecipada em relação ao início do mandato.

 

Além disso, o órgão aponta que o artigo 15 do regimento interno da Assembleia Legislativa, que permitiu a antecipação da votação, é inconstitucional.

 

O Supremo Tribunal Federal deverá decidir sobre a validade dessa norma.

 

Histórico no STF:

 

A posição de Botelho na Assembleia já havia sido alvo de decisão judicial.

 

Em dezembro do ano passado, o STF vetou sua candidatura à presidência devido a um limite de mandatos, já que ele ocupou a função por quatro vezes.

 

Contudo, o impedimento se aplica somente à presidência, permitindo que Botelho concorra a outros postos, como o de primeiro-secretário, responsável pela gestão do orçamento legislativo, que atinge a marca de R$ 800 milhões.

 

Essa situação deixa em aberto a possibilidade de que Botelho continue a exercer uma função relevante na administração da Assembleia Legislativa, caso a eleição antecipada seja invalidada e haja nova distribuição de cargos para o próximo ano.

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia

ALAN 31/10/2024

Começou.. imagina esse cara como prefeito.. ia fazer a festa... olha como ele interfere no sistema ai... E pra isso ele parece estar aparelhado, e considerando que a justiça de MT é conhecida por leiloar sentenças/decisões.. fica pergunta...... será?

positivo
1
negativo
0

1 comentários